31/07/2017

Copa Veleiros de Oceano retorna em agosto com Regata Baía Sul

Quinta etapa acontece dia 26 de agosto. Confira como foi a temporada até aqui

Os amantes da vela oceânica aguardam ansiosamente o dia 26 de agosto. A data marca o retorno da Copa Veleiros de Oceano após a pausa de meio de ano para a disputa da Semana de Vela de Ilhabela, realizada no mês de julho, e a expectativa é grande em torno da Regata Baía Sul. Até o momento quatro etapas foram disputadas – Regatas Cidade de Florianópolis, Fortalezas, Tripulação e Lineares, além das Regatas Solitário e Ele e Ela, válidas pela Copa Flotilha.

Fazendo parte das comemorações de 344 anos da capital catarinense, a Regata Cidade de Florianópolis abriu a temporada 2017 com ventos sudeste/sudoeste entre 10 e 12 nós. Comandado por Inácio Vandresen, a tripulação do Zeus Team foi a primeira a completar o percurso conquistando o troféu Fita Azul, abrindo a temporada com vitória. Em abril as embarcações voltaram a raia da Baía Norte para a segunda disputa do ano e mais uma vez os C30 mostraram sua versatilidade com vitória geral para o Corta Vento na Regata Fortalezas após quatro horas de velejo

Maio foi o mês da Copa Flotilha e as três regatas tiveram como Fita Azul e embarcação Corta Vento, comandada por Carlos Augusto de Mattos. A trinca de vitórias foi sacramentada com o título da Regata Tripulação em uma excelente disputa com o Zeus Team no percurso de 11,70 milhas náuticas ao longo da Baía Sul.

Última etapa antes da parada de meio de ano, as Regatas Lineares foram realizadas em Jurerê valendo também como primeira etapa do Campeonato Estadual de Oceano. Itajaí Sailing Team (IRC), Zeus Team (C30), Bruxo (RGS A), Xâmego (RGS Cruzeiro A) e Mar Sem Fim (Bico de Proa) foram os campeões do evento em suas respectivas classes.

Até o momento, após quatro etapas, a Copa Veleiros de Oceano tem na liderança da temporada as seguintes embarcações: Absoluto (ORC), Argonauta 4 (IRC), Corta Vento (C30), Arretado (HPE 25), Bruxo (RGS A), Euphoria (RGS B), Quival (RGS Cruzeiro A), Mãe D´Água (RGS Cruzeiro B), Mar Sem Fim (Bico de Proa) – confira a classificação completa no link disponível para download ao lado da matéria.

A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – CALENDÁRIO NÁUTICO 2017- Cidade de Florianópolis – ANO 2 – Nº SLIE: 1611180-03- Processo nº 58000.006673/2016-29, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro