Notícias

RegataMormaii
24/03/2017

Copa Veleiros de Oceano começa nesse sábado com Regata Cidade de Florianópolis

Comemorando os 344 anos da capital catarinense, Regata Cidade de Florianópolis tem largada e chegada em frente ao Trapiche Municipal da Beira-Mar Norte.

Considerada a maior competição de vela oceânica de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil, a Copa Veleiros de Oceano, realizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina, terá início nesse sábado (25) com a realização da Regata Cidade de Florianópolis. O evento, que terá largada, às 11h, e chegada em frente ao Trapiche Municipal da Avenida Beira-Mar Norte, faz parte das comemorações dos 344 anos da capital catarinense.

Nesse ano a Copa Veleiros de Oceano contará com a participação de veleiros das classes ORC, IRC, C30, HPE25, RGS A, RGS B, RGS Cruzeiro A, RGS Cruzeiro B e Bico de Proa. Para a Regata Cidade de Florianópolis serão dois tipos de percursos, sendo que os barcos mais velozes largam e cumprem dois triângulos e mais um barlasota contornando as boias sempre por bombordo. Já os barcos mais lentos farão o percurso de dois triângulos. As boias estarão posicionadas nos seguintes pontos: 1ª Mangrulho, 2ª Ponta do Leal e 3ª próxima a linha de largada/chegada.

Na edição de 2016 a Regata Cidade de Florianópolis teve como Fita Azul (primeira embarcação a cruzar a linha de chegada) o Catuana Kim, que havia recém conquistado o título brasileiro da classe ORC, em um dia com predomínio de vento sul entre 12 e 15 nós. Para esse final de semana a previsão apontar para condições com vento sudeste variando entre 6 e 10 nós.

A etapa de abertura da Copa Veleiros de Oceano 2017 contará ainda com um atrativo extra aos velejadores. A Pousada Pedras Rollantes e o Café no Sítio estão apoiando o evento com premiações aos participantes. Os campeões de cada classe concorrem em um sorteio para uma estadia na Casinha, maior das unidades da Pousada. Já os vice-campeões de cada classe concorrem a uma estadia na Casa Torta, inserida em meio a natureza. Já os terceiros colocados de cada categoria concorrem a um Café no Sítio Pedras Rollantes, servido nas tardes de domingo. Além disso, os participantes que não forem sorteados ganharão cinco quilos de clemenules no próximo colhe e pague, a partir do final de maio quando a safra já poderá ser colhida.

Sobre a Pousada Pedras Rollantes e o Café no Sítio: De propriedade do velejador Tarcísio Matos, da Lu Eicke e de seu sócio, o jornalista Eduardo Marques, o Sítio localizado em Alfredo Wagner é dedicado a produção de citros orgânicos, notadamente a tangerina sem sementes da variedade clemenules. A vontade de dividir o espaço privilegiado que eles desfrutam os levou a abrir o Café no Sítio, em 2015, e a Pousada Pedras Rollantes no ano seguinte, sendo que ambos seguem os mesmos conceitos de respeito irrestrito ao meio ambiente e sustentabilidade, que são aplicados no modo de viver em Pedras Rollantes. Para saber mais: http://pousadapedrasrollantes.com.br/ e http://cafenositio.com.br/

 

SEDE CENTRAL

Rua Silva Jardim, 838 – José Mendes
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88020-200
Fone: (48)3225-7799
Coordenadas: 27°36’5’’ S / 48°32’9’’ W

SEDE OCEÂNICA

Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88054-601
Fone: (48)3266-1280
Coordenadas: 27º26’0’’ S / 48º28’8’’ W

© 2017 - Iate Clube de Santa Catarina

Projeto do Site: Claren Design