17/03/2020

Copa Veleiros de Monotipos tem início com boas disputas em Jurerê

Evento marcou a estreia da temporada na Sede Oceânica

A Copa Veleiros de Monotipos 2020 teve início neste final de semana com ótimas disputas na Sede Oceânica, em Jurerê. O evento reuniu velejadores das classes Optimist (Estreantes e Veteranos), Laser (4.7, Radial e Standard), Snipe e Prancha a Vela para os dois dias de regatas.

Após a realização da Seletiva de Opitmist no início do mês, a categoria de entada da vela contou novamente com boas disputas entre os velejadores da flotilha do ICSC. Na categoria Veteranos o título ficou com Clara Meyer Matheus, que garantiu o primeiro lugar, com Fernando Menezes, em segundo, e Guilherme Menezes, em terceiro. Vale ressaltar que os três atletas, além de João Marcelo Carlin, estão classificados para os campeonatos internacionais de Optimist, que deverão ser realizados no segundo semestre.

Além da categoria Geral, o Optimist Veteranos premiou os três primeiros colocados no naipe masculino, com Fernando Menezes, Guilherme Menezes e João Marcelo Carlin subindo ao pódio, enquanto entre as meninas as três primeiras posições foram de Clara Matheus, Livia Nogueira e Luana da Silva.

Na classe Optimist Estreantes o título foi para Yasmin Suzuki, terminando na frente de Lucca Carbone (vice-campeão) e Heitor Rangel (terceiro colocado). Assim como nos Veteranos, a categoria teve premiação para o naipe masculino, com Lucca Carbone, Heitor Rangel e Julio Cesar Floriano subindo ao pódio. Entre as velejadoras os três primeiros lugares ficaram com Yasmin Suzuki, Lara Candemil e Sofia Moreira. 

Na classe Laser, as disputas do 4.7 contaram com três atletas de Vela Jovem do ICSC. Bernardo Agostinho levou o título, com Brenda Furlin em segundo e Ivo Scampini em terceiro. Já na Laser Radial a vitória ficou com o atleta José Irineu, também da flotilha de Vela Jovem do ICSC, à frente de Nalton Coelho e Guilherme Takase. Fechando as disputas do Laser, no Standard o título foi para Edmundo Grisard, com Paulo Schaefer em segundo e Maurity Borges na terceira posição.

Com doz duplas na água a classe Snipe merece destaque pela competitividade e bom número de participantes. Daniel Matos e Francisco Bittar venceram quatro das cinco regatas para confirmar o título da etapa. Adriano Santos e Larissa Siqueira vieram na segunda posição e Alex Juk e Fabricio Moro completaram o pódio.

Já na classe Prancha a Vela o título ficou com Rafael Cunha, com Alexandre Neves na segunda posição e Carlos Guilherme em terceiro. 

A próxima etapa da Copa Veleiros de Monotipos será confirmada em breve, após os desdobramentos do caso de Coronavírus.

A Copa Veleiros de Monotipos 2020 faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.