29/11/2015

Copa Veleiros de Monotipos encerrada em grande estilo

Com quase sessenta embarcações, regatas aconteceram na Baía Sul com ótimas condições

Após muitos anos, as regatas de monotipos do Iate Clube de Santa Catarina retornaram a Baía Sul para o encerramento da Copa Veleiros 2015 e as condições para os dois dias de competição não poderiam ser melhores. O sábado de vento nordeste e o domingo de vento sudeste privilegiaram os velejadores em um final de semana perfeito.

Com alto nível técnico devido as disputas do estadual, a Sede Central do Veleiros da Ilha recebeu competidores não só da flotilha do clube, mas também de Criciúma, Joinville, Itajaí e do Lagoa Iate Clube. No sábado foram disputadas três regatas em condições de vento nordeste variando de 12 a 15 nós, enquanto no domingo, o vento sudeste soprou forte entre 15 e 20 nós.

Na Optimist Veterano o grande campeão da etapa foi o velejador Guilherme Durieux, seguido por Samer Kayali e Thiago Canto. Guilherme teve um final de semana inspirado com três vitórias em cinco regatas. Entre as meninas, Valentina Pulice foi a campeã, seguida por Maria Luiza Silva.

A categoria Optimist Estreante teve apenas três regatas devido aos fortes ventos de domingo, contando a pontuação de sábado. Gabriel Oliveira comemorou o título da etapa, com Isabela de Faria em segundo e Alessandro Macedo em 3º.

Com vinte velejadores na flotilha, a classe Snipe merece grande destaque neste final de semana. Com regatas técnicas e alto nível de competitividade, os velejadores deram um verdadeiro espetáculo. Mario Tinoco e Alexandre Muto venceram três das cinco regatas vencendo o campeonato. Alex Juk e Piero Furlan vieram na segunda posição e Felipe Linhares e Tina Boabaid em 3º.

Com regatas apenas no sábado, a classe Dingue teve Fábio Ramos e David Ventura como vencedores, Giancarlo e Vicenzo Canalli terminaram na segunda posição e Marcelo Pizzolo e Newton Rampow. Nalton Coelho venceu na Laser Radial, seguido por Pedro Paulo Gaspar. Já no Laser 4.7, Eduardo Cleiton terminou em 1º, Lucas Michalak em 2º e Beatriz Karcing em 3º. Encerrando a competição, a Prancha a Vela teve Carlos Guilherme foi o campeão. Claudio Vendramini ficou em segundo e Ronnie Joerich e Alexandre Vasconcellos dividiram a terceira posição.