11/12/2017

Copa Veleiros de Monotipos define os campeões estaduais de Snipe e Optimist

Última etapa da temporada ocorreu na Sede Central em um final de semana digno de grandes competições na Baía Sul

Chegou ao fim mais uma temporada do calendário de eventos náuticos do Iate Clube de Santa Catarina, dessa vez com a Copa Veleiros de Monotipos encerrando as atividades na Sede Central com as disputas da nona etapa. O evento, realizado em um final de semana com ótimas condições na Baía Sul, apontou os campeões estaduais de Snipe e Optimist com disputas emocionantes até a última regata do campeonato. Confira o vídeo da etapa em nosso canal no Youtube clicando aqui

O timoneiro Felipe Linhares conquistou o Campeonato Estadual de Snipe velejando ao lado do proeiro João Gerônimo. Após velejar com Alexandre Niederauer na primeira etapa do estadual, Fipa contou com a ajuda do jovem velejador para vencer o título da temporada. Após doze regatas somadas, contando os dois eventos, apenas cinco pontos separaram a dupla campeã do terceiro colocado, tamanho o equilíbrio da competição. Adriano Santos e Christian Franzen conquistaram o vice-campeonato e Alex Juk e Piero Furlan terminaram em 3º. Já nas disputas da Copa Veleiros, Adriano e Christian foram os campeões da etapa, alternando posições com Felipe Linhares e João Gerônimo. Alex e Piero completaram o pódio.

Um dos mais novos velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, Davi Neves mostrou que já tem bastante conhecimento e intimidade com o barco ao vencer o Campeonato Catarinense de Optimist Estreante. Muito consistente em todos os eventos, Davi consolidou seu título com atuação muito regular na última etapa, vencendo uma regata e somando quatro segundos lugares. Gabriel Vantajo ficou em segundo lugar e Brenda Furlin foi a terceira colocada no geral, além de ter conquistado o título no naipe Feminino. Maria Rita Sambatti, em segundo, e Luana da Silva, em terceiro, completaram a classificação final do estadual. Valendo pela Copa Veleiros de Monotipos o ranking da última etapa teve Gabriel Ignacio em primeiro, Davi em segundo e Gabriel Vantajo em 3º.

Entre os velejadores Veteranos de Optimist deu Sofia Rocha de Faria conquistando o título catarinense. Em doze regatas disputadas ao longo do ano, a velejadora teve como pior resultado um sexto lugar e foi premiada por sua regularidade na temporada. Campeão da etapa da Copa Veleiros, Guilherme Menezes terminou o estadual na segunda posição, enquanto Isabela Rocha de Faria ficou com o terceiro lugar no catarinense. Ainda pela etapa da Copa, Fernando Menezes (2º) e Sofia Rocha de Faria (3ª) completaram o pódio.

Pela Copa Veleiros de Monotipos, encerrando a temporada, Fábio Ramos (Laser Radial), Rogério Vasconcellos (Laser Standard), Rafael Servaes (Laser 4.7), Marcilio Costa/Bernardo Costa (Dingue) e Tiago Dextrá/Luca Miguel (420) venceram a etapa em suas classes.

A 9ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.