22/11/2018

Bruno Fontes e Matheus Dellagnelo/Isabela Rocha de Faria são os destaque de SC na Copa Brasil de Vela

Velejadores do ICSC estão liderando suas classes até o momento. Competição segue nesta quinta-feira

O segundo dia da Copa Brasil de Vela foi extremamente proveitoso para os velejadores Bruno Fontes e Matheus Dellagnelo/Isabela Rocha de Faria. Nesta quarta Bruno venceu as duas regatas realizadas e abriu três pontos de vantagem sobre o bicampeão olímpico da classe, Robert Scheidt. No Snipe, Matheus e Isabela venceram duas das três em disputa e também assumiram a ponta.

Com vento nordeste firme, de 10-14 nós, o dia foi de grandes disputas dentro d´água, com destaque para a classe Snipe. Campeão Pan-Americano de Sunfish, o timoneiro Matheus Dellagnelo sonha com uma vaga em Lima-2019, desta vez no Snipe. Velejando com a proeira Isabela Rocha de Faria, o atleta aproveitou seu conhecimento local para vencer duas das três regatas do dia e assumir a liderança da competição.

“O nível do Snipe é muito forte e ontem acabei cometendo erros que não posso numa competição deste porte. Hoje corrigimos os erros e voltamos para a briga. Tem muita coisa pra rolar até o final da competição”, afirma Matheus.

Bruno Fontes também teve um dia bem positivo vencendo as duas regatas realizadas no Laser Standard. “Hoje foi um dia que eu consegui velejar muito bem nas duas regatas. A disputa do Laser é sempre muito forte, ainda mais com o Robert na água. Apesar dos bons resultados tem muita coisa pela frente, são mais sete regatas e não dá pra baixar a guarda, pois todo mundo tem chance de beliscar”, avalia Bruno.

Torben Grael prestigia competição e dá dicas na raia:

Reunindo campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos o nível técnico da Copa Brasil de Vela tem sido altíssimo com regatas disputadas e decididas nos detalhes. Não à toa a principal competição de vela do país reuniu mais de cento e cinquenta velejadores, incluindo diversos estrangeiros. No entanto, nesta quarta-feira (21), outro grande momento marcou a competição: a presença de Torben Grael na raia auxiliando os competidores.

Dono de cinco medalhas olímpicas, o Coordenador Técnico da Vela Brasileira aproveitou sua passagem por Florianópolis para trocar ideias com os atletas, especialmente os mais novos. “Vendo de fora a gente consegue auxiliar de muitas maneiras e essa troca é sempre bacana, especialmente com os velejadores mais novos. Desde o último ciclo olímpico a CBVela tem feito um trabalho forte com os atletas de Vela Jovem e no futuro isso trará bons resultados”, avalia Torben Grael, que também elogiou bastante a estrutura da Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina.

Um dos velejadores que teve a oportunidade de bater um papo entre uma regata e outra com Torben foi José Irineu, do Iate Clube de Santa Catarina. “Não é todo dia que a gente tem o Torben dentro d´água para dar dicas. Foi uma experiência muito boa. Ele falou comigo sobre regulagem e outras coisas importantes. Gostaria muito de ter ele como meu técnico”, disse José Irineu.

Resultados completos: http://copabrasildevela.cbvela.org.br/

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.

O campeonato terá regatas nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto), Formula Kitesurf (Open). A disputa vai até o dia 24 de novembro.

Assim como nos últimos anos, paralelamente à Copa Brasil de Vela acontece a Copa Brasil de Vela Jovem, que estará aberta às seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de iniciação e aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.

SERVIÇO:

O quê: VI Copa Brasil de Vela e IV Copa Brasil de Vela Jovem

Quando: de 20 a 24 de novembro de 2018

Onde: Iate Clube de Santa Catarina – Sede Náutica em Jurerê – Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê – Florianópolis – SC

SOBRE A CBVELA

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.