07/08/2018

Bruno Fontes cresce na reta final, se aproxima de vaga olímpica e briga por Medal Race no Mundial

Velejador do ICSC ganhou seis posições no primeiro dia de fase final, realizada nesta terça-feira, em Aarhus (Dinamarca)

Mostrando toda sua capacidade de superar momentos adversos e crescer na fase decisiva, o velejador Bruno Fontes contou com a experiência e a técnica apurada no primeiro dia de fase final do Mundial de Classes Olímpicas, realizado nesta terça-feira (07), na Baía de Aarhus. Com ventos fracos, o atleta do Iate Clube de Santa Catarina somou dois resultados intermediários e saltou da 19ª para a 13ª posição na classificação geral se aproximando ainda mais de uma das dez vagas para a Medal Race. A regata da medalha, que define o campeão do evento nesta sexta, reúne os dez melhores classificados, que serão definidos após as duas disputas programadas para essa quarta-feira (08).

Além de subir diversas posições, Bruno ficou ainda mais próximo de classificar o Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A competição na Dinamarca destina 14 vagas para a Olimpíada de 2020 e Bruno coloca o país no nono lugar no ranking de nações. “Um dia de cada vez. Essa tem sido a minha trajetória aqui e tem dado certo até o momento. Estou concentrado em fazer o melhor e buscar superar um desafio de cada vez. Com o início da fase final a tendência se confirmou e o nível técnico aumentou ainda mais. Consegui velejar bem, tive pequenos erros, mas consegui corrigi-los. Foco agora é buscar uma das dez vagas na Medal Race e confirmar a vaga do Brasil para Tóquio”, avalia Bruno.

O dia amanheceu com ventos fracos e a sorte ao lado de Bruno. Após um começo ruim a regata inicial foi cancelada devido às más condições. “Para mim foi bom, pois eu não vinha bem. Na segunda largada eu acertei mais e consegui fechar em 13º. Em compensação na segunda eu poderia ter tido melhor sorte, errei em alguns momentos que me custaram algumas posições, mas o importante é que estou me sentindo bem e velejando da melhor maneira possível. Foco total nessa quarta”, ressalta Bruno, de maneira confiante.

Com 78 pontos perdidos, Bruno precisa tirar uma diferença de 17 pontos para o décimo colocado, posição ocupada até o momento pelo norueguês Hermann Tomasgaard. Com a competição embolada, todos os velejadores já possuem um resultado de descarte e qualquer detalhe será imprescindível.

Sobre o Mundial de Classes Olímpicas:

O Mundial de Classes Olímpicas reúne as dez classes do programa dos Jogos de Tóquio 2020: RS:X masculina, RS:X feminina, Laser, Laser Radial, Finn, 470 masculina, 470 feminina, 49er, 49er FX e Nacra 17 e as regatas serão disputadas entre os dias 02 e 12 de agosto. Além disso, haverá disputa também no kiteboard (feminino e masculino), como demonstração.

No caso da classe Laser Standard serão dez regatas e a Medal Race, que conta com pontuação dobrada e reúne apenas os dez melhores classificados. As disputas para Bruno Fontes começaram na sexta-feira (03) e seis regatas foram realizadas até domingo (05), sendo duas por dia. Na segunda os velejadores folgaram e retornaram a raia novamente para mais dois dias de regatas, terça (07) e quarta (08), quando acontecem as disputas da fase final. Os atletas ganham nova folga na quinta e sexta (10) retornam para as disputas da Medal Race.

Além de Bruno Fontes, o Brasil conta com os seguintes atletas na competição: Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX), Carlos Robles e Marco Grael (49er), Mario Tinoco e Gabriel Borges (49er), Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), Geison Mendes e Gustavo Thiesen (470 masculina), Henrique Haddad e Felipe Brito (470 masculina), Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino (Nacra 17), João Bulhões e Bruna Martinelli (Nacra 17), Jorge Zarif (Finn), Patrícia Freitas (RS:X feminina), Brenno Francioli (RS:X masculina), João Pedro Souto de Oliveira e Lucas Bueno (Laser), Gabriella Kidd (Laser Radial) e Cláudio Cruz (Kiteboard).

Mais informações: https://www.aarhus2018.com

Foto: Energy Sail / World Sailing