08/01/2020

Bom início para a flotilha do ICSC no 48º Campeonato Brasileiro de Optimist

Duas regatas foram realizadas para os atletas Veteranos nesta terça-feira

Começou nesta terça-feira a 48ª edição do Campeonato Brasileiro de Optimist, em Porto Alegre, com sede no Veleiros do Sul. Os 141 atletas foram divididos em duas flotilhas e os ventos de 11-13 nós proporcionaram duas regatas para cada uma delas na abertura da competição. Velejando na flotilha amarela, Guilherme Menezes terminou o dia na sexta posição na classificação geral com 9 pontos perdidos, mesma pontuação de seu irmão Fernando, que ocupa o oitavo lugar.

Terceira colocada entre as meninas e 11ª no geral está Clara Mateus. Com 13 pontos perdidos a catarinense teve um bom desempenho no primeiro dia e está próxima das líderes de sua categoria. João Marcelo Carlin vem na sequencia, em 31º com 32pp, seguido por Gabriel Vantajo, 45º com 50pp, Luana Dextré, 68ª com 72pp e Livia Nogueira, 71ª com 74, todos na faixa de classificação para a flotilha ouro. 

Nesta quarta-feira os velejadores serão novamente divididos em duas flotilhas, azul e amarela, para o segundo dia de regatas da fase de classificação. O Veleiros da Ilha terá como representantes na flotilha amarela os velejadores Fernando Menezes, Gabriel Vantajo e Luana Dextré, enquanto na flotilha azul velejam Guilherme Menezes, Clara Mateus, João Marcelo Carlin e Livia Nogueira. 

As disputas individuais seguem até quinta-feira, 9 de janeiro, definido os atletas classificados para as flotilhas ouro e prata. No dia 10 de janeiro, sexta-feira, acontece a disputa do Campeonato Brasileiro por Equipes. Os velejadores ganharão um dia de folga, e no dia 12 de janeiro, domingo, retornam para mais três dias de regatas valendo pela fase final da competição. 

O Campeonato Brasileiro apontará também os 15 atletas classificados do país para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Mar de Plata, entre os dias 21 e 28 de março. O Brasil conta com quinze vagas e necessariamente é preciso de quatro atletas de cada gênero, com as vagas sendo distribuídas de acordo com a classificação geral. 

Mais informações: https://vds.com.br/

Foto: Veleiros do Sul