30/06/2018

Boas disputas abrem as Regatas Lineares em Jurerê

Disputas no formato barla-sota marcam a quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano

Conhecidas por encerrar o primeiro semestre de competições do calendário náutico do Iate Clube de Santa Catarina, as Regatas Lineares foram iniciadas nesse sábado com duas das quatro disputas previstas para o final de semana realizadas na raia da Sede Oceânica em Jurerê. A competição serve como base para as embarcações que representarão o Iate Clube de Santa Catarina na Semana de Vela de Ilhabela e é disputada no formato barla-sota, o que deixa a etapa ainda mais competitiva.
Abrindo as disputas, o Itajaí Sailing Team somou duas vitórias na classe ORC e assumiu a ponta da classificação geral com 2 pontos perdidos. Empatados em pontos, o Kiron 4 leva vantagem no desempate sobre o Catuana Kim, ambos com 5 pontos perdidos após as regatas desse sábado.
Entre as embarcações da RGS A e B, a competição está bem interessante. Na primeira regata do dia, após o tempo corrigido, o Vingador levou a melhor, com Biruta em segundo, Katana II em terceiro, Garrotilho em quarto e Açores III na quinta posição. No entanto, na regata seguinte tudo diferente, com vitória para o Garrrotilho, seguido por Açores III, Katana II, Biruta e Vingador.
Dessa maneira a disputa promete ser emocionante para o domingo, com o Garrotilho a frente da classificação (5 pontos perdidos), seguido por Vingador, Biruta e Katana, todos com 6pp, e Açores III com 7 pp.
Na classe IRC, novamente deu Itajaí Sailing Team na ponta das duas regatas. A tripulação itajiense mediu em duas classes e também saiu vitoriosa nos confrontos desse sábado diante de Zeus Team (líder na C30), Absoluto e Argonauta. O mais interessante é que as disputas seguem em aberto, uma vez que o Zeus Team somam dois segundos lugares enquanto Argonauta e Absoluto se alternaram na terceira e quarta posições nas duas regatas do dia.
Fechando o sábado, o Klymmp venceu os dois duelos contra o Quival pela RGS Cruzeiro A, enquanto o Arretado marcou forte presença na raia velejando pela categoria HPE-25. Importante ressaltar que as Regatas Lineares valem como quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano, realizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina, além de ser a primeira etapa do Campeonato Catarinense de Oceano.
A Copa Veleiros de Oceano conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro