Notícias

Regata Fortalezas
04/03/2018

Argonauta 4 é o Fita Azul na abertura da Copa Veleiros de Oceano

Regata Fortalezas, primeira etapa da temporada, ocorreu nesse sábado com largada na Baía Norte

Com boa presença da flotilha, comparecendo com 21 embarcações, teve início nesse sábado a Copa Veleiros de Oceano 2018 com a realização da Regata Fortalezas, primeira das nove etapas programadas para o ano. Com largada às 11h, na Baía Norte, próximo ao Trapiche da Avenida Beira-mar Norte, as tripulações largaram de balão com ventos fracos entre 5 e 6 nós. Ao longo da regata o vento foi ganhando intensidade, chegando a quase 10 nós em um belo dia de velejo na capital catarinense.

As classes ORC, IRC, C30, RGS A e RGS B cumpriram um percurso contornando boia próxima à Marina de Santo Antônio, passando na sequencia pela Ilha de Ratones Grande, Forte de São José da Ponta Grossa, Ilha de Anhatomirim e novamente Ilha de Ratones Grande antes de retornar para a chegada na Baía Norte. Kiron 4 (ORC), Absoluto (IRC), Argonauta (IRC) e Portobello (C30/IRC) percorreram as quase 23 milhas do percurso praticamente juntos o tempo todo.

Pouco mais de três minutos separaram as quatro embarcações na chegada mostrando o alto nível técnico da flotilha do Iate Clube de Santa Catarina. O Argonauta 4 acertou as manobras decisivas e ficou com o troféu Fita Azul na primeira regata do ano. “Foi uma disputa muito boa. O vento estava virando um pouco de sul para leste e nós decidimos dar os bordos buscando essa tática. Na volta, depois de Anhatomirim buscamos mais o leste da ilha e deu certo. Foi muito legal começar o ano assim, ainda mais como Fita Azul”, comentou o timoneiro do barco, Tiago Faria.

Após a chegada dos quatro veleiros e o tempo corrigido, o título da classe IRC ficou com o veleiro Absoluto, por apenas 39 segundos de diferença. Tático do barco, o velejador Roberto Salles falou sobre a competição. “Todos os barcos navegaram muito próximos e foi uma regata muito bacana. O Portobello e o Argonauta conseguiram ganhar uma pequena vantagem e a perna de contravento foi na busca por eles. A tripulação do Absoluto foi muito bem nas manobras e o vento apertando no final foi perfeito para uma chegada emocionante”.

Com isso, a classificação final da etapa na IRC teve o Absoluto em primeiro, seguido por Argonauta e Portobello, campeã também entre os C30. Já na ORC o vencedor foi o Kiron 4. Pela RGS A vitória do Plancton, com Bom Abrigo em segundo, e Trinta Réis em terceiro. Já na RGS B o título ficou com o Day Tripper.

Cumprindo um percurso mais curto, as classes RGS Cruzeiro A e B, Bico de Proa e Multicascos fizeram quase a mesma distância com exceção do contorno pelo Forte de São José da Ponta Grossa. Na RGS Cruzeiro A o Quival foi o vencedor terminando à frente do Zimbrox. Já na classe RGS Cruzeiro B o Mãr D’Água foi o campeão. Na classe Bico de Proa deu Tinguá 2 vencendo o duelo com o Volúpia e na Multicascos o título ficou com o Flaying Soul.

Novidades nas disputas da classe HPE-25:

Por ser uma classe one design, a HPE-25 tem um formato peculiar e para esse ano a Copa Veleiros de Oceano adotou uma novidade para a primeira etapa da temporada. O formato da disputa foi como uma regata barla-sota e a mudança foi aprovada pelas tripulações participantes. “Com dois barcos na água a disputa fica tipo um match race”, comenta Victor Luz, integrante do Força 12. “Eles (Arretado) conseguiram passar na nossa frente no contravento, mas depois recuperamos e fomos marcando até o final”, explica.

Em uma disputa muito equilibrada, como é característico da classe, o Força 12 acabou levando a melhor sobre o Arretado por 46 segundos de diferença. “Foi ótimo largar um barla-sota. O vento sul variou bastante e os dois barcos andaram juntos a regata inteira. Essa classe é feita para barla-sota, pois o barco é quase um monotipo”, concluiu Pedro di Bernardi, tripulante do Arretado.

Resultados – Campeões da Regata Fortalezas:

Fita Azul – Argonauta 4

IRC – Absoluto

ORC – Kiron 4

C30 – Portobello

HPE-25 – Força 12

RGS A – Plancton

RGS B – Day Tripper

RGS Cruzeiro A – Quival

RGS Cruzeiro B – Mãe D’Água

Bico de Proa – Tinguá 2

Multicascos – Flaying Soul

A Regata Fortalezas conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro

SEDE CENTRAL

Rua Silva Jardim, 838 – José Mendes
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88020-200
Fone: (48)3225-7799
Coordenadas: 27°36’5’’ S / 48°32’9’’ W

SEDE OCEÂNICA

Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88054-601
Fone: (48)3266-1280
Coordenadas: 27º26’0’’ S / 48º28’8’’ W

© 2018 - Iate Clube de Santa Catarina

Projeto do Site: Claren Design