31/10/2020

42º Campeonato Sul-Brasileiro tem início com ventos rondados em Jurerê

Duas regatas foram realizadas neste sábado para as classes Veterano e Estreante

O 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist começou nesse sábado (31), em Jurerê, com presença de mais de 50 velejadores competindo na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha. Após uma hora de espera, o vento apareceu e exigiu bastante dos atletas na raia da competição, rondando entre os quadrantes sul e leste com 9-10 nós durante toda tarde. 

Com alto nível competitivo a Comissão de Regatas conseguiu realizar duas disputas para os Veteranos e Estreantes mesmo nas condições de vento adversas. A primeira regata do dia teve como vencedor o velejador do Veleiros da Ilha, Guilherme Menezes (Veteranos). Com vento sul, o catarinense teve fez as escolhas certas, especialmente nas pernas de contravento, vencendo a regata. Logo atrás, veio Fernando Menezes, também do Iate Clube de Santa Catarina, seguido por Pedro Rosa, do Jangadeiros (RS).

A segunda regata do dia foi realizada com vento sueste, de 10 nós. Fernando Menezes conseguiu liderar a flotilha desde o início, vencendo a regata e assumindo a liderança do campeonato. João Marcelo Carlin, do ICSC, foi o segundo e novamente Pedro Rosa ficou em terceiro. Após as duas regatas, Fernando ocupa a primeira posição com 3PP, seguido por Pedro Rosa (6PP) e João Marcelo Carlin (9PP). 

Na categoria Feminino, a liderança também é de uma atleta do Veleiros da Ilha após as regatas deste sábado. Clara Meyer Cardoso Mateus lidera a flotilha das meninas com 15PP, seguida por Cristina Iglesias (YCSA – SP), com 26PP, e Carolina Witsiers (CCSP – SP), com 27PP. 

Iate Clube de Santa Catarina:

Os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina tiveram ótimo desempenho no primeiro dia. Além de Fernando Menezes (líder) e João Marcelo Carlin (3º), o clube tem mais três atletas no top-10. Guilherme Menezes ocupa a quarta posição geral com 12PP, Clara Meyer Cardoso Mateus está em sétimo no geral (15PP) e Davi Neves é o oitavo com 23PP. Lívia Nogueira soma 36PP na 18ª colocação, Lucca Carbone é o 30º (60PP) e Heitor Rangel o 37º (68PP).

Estreantes:

A categoria Estreantes também contou com duas regatas realizadas neste sábado. Velejador do Rio Grande Yacht Club, João Pedro Prandini venceu as duas para assumir a liderança da competição. Lara Candemil, do Iate Clube de Santa Catarina, ocupa a segunda posição (5PP) e Lucas Althaus (Clube dos Jangadeiros) é o 3º. Representando o Veleiros da Ilha, Sofia Moreira (8PP) é a quarta colocada e Luiza Mateus (14PP) é a sétima. Vale ressaltar o excelente desempenho dos velejadores da classe Estreante em um dia de regatas difíceis. 

Tentativa de terceira largada e chamada geral encerram o sábado:

A Comissão iniciou os procedimentos para a terceira regata do dia, mas primeira largada (com bandeira uniforme) teve uma chamada geral. Na segunda tentativa, com bandeira preta, diversos barcos escaparam o que causou uma nova chamada geral. Após essa segunda, a comissão tentou largar, mas o vento não permitiu e o dia foi encerrado. Desta forma, a comissão tentará realizar a regata  neste domingo e os velejadores que escaparam permanecem impedidos de participar da mesma.

Serviço:

Evento: 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

Data: 31 de outubro a 2 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê

Classes em disputa: Optimist

 

O 42º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist  faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato. O evento é realizado em uma parceria entre o Iate Clube de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Esporte – FESPORTE.