17/11/2018

40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist será decidido neste domingo, em Jurerê

Sábado proporcionou as melhores condições até o momento com ventos de até 20 nós na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina

Jurerê nunca desaponta! Após dois grandes dias de evento o sábado superou todas as expectativas e o terceiro dia de regatas do 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist reservou as melhores condições de vento até o momento. Com vento nordeste de 18-20 nós a organização conseguiu adiantar o cronograma realizando três regatas, ao invés das duas previstas, na categoria Veterano. Entre os Estreantes não aconteceram regatas pois a regra da classe não permite disputas com ventos acima de 15 nós.

“O sábado foi o melhor dia dentro do período do evento, até o momento. Jurerê mostrou que é uma raia excelente e conseguimos realizar ótimas disputas. A previsão é de que o vento diminua um pouco para domingo então aproveitamos para realizar mais três regatas entre os Veteranos, com previsão de mais uma para a categoria. Entre os Estreantes vamos tentar fazer as duas regatas previstas”, explica Ricardo Navarro, Presidente da Comissão de Regatas.

Após nove regatas disputadas o campeonato segue aberto com o carioca Newton Passos (ICRJ) mantendo a liderança, agora com 36pp. Gustavo Glim (VDS) subiu para o segundo lugar, com 41pp, seguido por Miguel Machado (ICES/Rumo) com 44pp. Com mais uma regata pela frente o carioca depende apenas de si mesmo para faturar o título da competição. Entre os catarinenses destaque para Fernando Menezes (ICSC), 13º colocado na classificação geral.

Com as condições de vento soprando com mais força neste sábado o argentino Tadeu Rioja (YCA) foi quem melhor aproveitou as condições somando dois primeiros e um segundo. Os resultados o colocaram na sétima posição geral. O último dia de competições em Jurerê tem previsão de início para às 13h deste domingo definindo os campeões em todas as categorias.

 

Classificação do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após nove regatas (Veteranos)

1 – Newton Passos (ICRJ) – 36pp

2 – Gustavo Glim (VDS) – 41pp

3 – Miguel Machado (ICES/Rumo) – 44pp

4 – Pedro Henrique Cardoso (ICES/Rumo) – 45pp

5 – Lorenzo Balestrin (CDJ) – 48PP

6 – Alex Kuhl (EVI) – 52pp

7 – Tadeu Rioja (YCA) – 52pp

8 – Gabriela Vasssel (EVI) – 52pp

9 – Theo Garcia (YCSA) – 60pp

10 – Mario Junior (EVI) – 63pp

 

Classificação do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após quatro regatas (Estreante)

1 – Davi Neves (ICSC) – 8pp

2 – Pedro Rosa (CDJ) – 8pp

3 – Eric Marchini (ICSC) – 9pp

4 – Pedro Nunes (ICSC) – 11pp

5 – Marina Uegama (YCSA) – 15pp

6 – Thomas Ferreira (YCSA) – 23pp

7 – Livia Nogueira (ICSC) – 27pp

8 – Danilo Rogozinski (CC) – 28pp

9 – Gustavo Kiessliwg (YCSA) – 30pp

10 – Gustavo Ceron (ICLI) – 30pp

Copa Brasil de Vela:

Após as disputas do 40º Sul-Brasileiro de Optimist o Iate Clube de Santa Catarina recebe os melhores velejadores do país para a realização da Copa Brasil de Vela. A principal competição de embarcações olímpicas do calendário nacional terá uma disputa a mais este ano. A Copa Brasil de Vela 2018 vai valer classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 em seis classes. As primeiras regatas estão marcadas para o próximo dia 20, no Iate Clube de Santa Catarina – Sede Oceânica, Jurerê, a partir de 12h.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil em Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan. Para a Fórmula Kite e a Nacra 17, a disputa é ainda mais especial, já que também é válida como Campeonato Sul-Americano a caminho da estreia dessas duas classes em Jogos Pan-Americanos.

Mais informações: http://copabrasildevela.cbvela.org.br/

 

Serviço: Sul-Brasileiro de Optimist e Copa Brasil de Vela

 

Evento: Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

Data: 15 a 18 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê

Classes em disputa: Optimist

 

Evento: Copa Brasil de Vela

Data: 19 a 24 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê

Classes em disputa: Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe, Lightning, além do 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino pela Copa Brasil da Juventude

O 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist e a Copa Brasil de Vela serão realizados no Iate Clube de Santa Catarina e fazem parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da Engie Energia, Nortox, Dibrape, Oriste Contabilidade, ST Importações e Umberto Gobatto. Os dois eventos contam ainda com o patrocínio do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem.

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.