10/06/2019

3ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos e 1ª etapa do Estadual de Laser concluídos com êxito em Jurerê

Apesar dos ventos fracos, flotilha compareceu em bom número na Sede Oceânica do ICSC

Um lindo final de semana marcou a realização da etapa da Copa Veleiros de Monotipos e etapa do Campeonato Catarinense de Laser, neste final de semana, em Jurerê. Após esperar o sábado inteiro, devido à falta de ventos, a comissão conseguiu realizar duas regatas no domingo.

Mais uma vez a flotilha de Optimist foi a mais numerosa da competição, com vinte velejadores divididos nas classes Veterano e Estreante. Campeão Sul-Brasileiro e terceiro colocado no Brasileiro em 2019, Davi Neves segue fazendo ótimas competições e neste final de semana foi recompensado com mais um título ao vencer as duas regatas entre os Estreantes. Arthur Back foi o segundo colocado e Joana Freitas levou o terceiro lugar na classificação geral.

Entre os Veteranos, os irmãos Menezes seguem trilhando um ótimo caminho e neste final de semana protagonizaram um duelo pela vitória. Classificado para o Mundial, Guilherme levou a melhor com 3pp, contra 5pp de Fernando, que representará o ICSC no Campeonato Europeu da categoria. Completando o pódio ficou Lucas Freitas.

No Naipe Feminino, Clara Meyer Mateus, que recentemente representou o clube em torneio na Holanda, foi a vencedora. Clara se prepara para as disputas do Norte-Americano no segundo semestre e as etapas da Copa Veleiros de Monotipos têm sido fundamentais para sua evolução. Brenda Furlin, segunda, e Livia Nogueira, terceira, completaram o pódio.

Como sempre, a classe Snipe contou com boa presença dos velejadores, dez duplas no total. Alex Juk e Piero Furlan venceram a regata decisiva para confirmar o título da etapa, com 3pp. Liana Fragoso e Walter Arauz ficaram com a segunda posição e Daniel Matos e Roberto Salles completaram o pódio em terceiro.

Estadual de Laser reúne grandes nomes em Jurerê:

A abertura do Campeonato Estadual de Laser mais parecia um Brasileiro tamanho o nível técnico da flotilha. Após as duas regatas o gaúcho Philipp Grochtmann levou a melhor na Laser Standard com 3pp, um a menos do que o velejador catarinense Bruno Fontes. Em terceiro ficou Matheus Dellagnelo com 5pp. Vale lembrar que Bruno e Matheus estão classificados para o Pan-Americano de Lima, no mês de agosto. Bruno representa o país na classe Laser Standard e Matheus no Sunfish.

No Laser Radial deu José Irineu, atleta da flotilha de Vela Jovem do ICSC, com duas vitórias. Guilherme Gonçalves veio logo atrás e Fábio Ramos terminou na terceira posição. Já nas disputas de Laser 4.7, vitória de Kayo Ivan, atleta de Itajaí, com Luisa Nunes na segunda posição. Fechando o final de semana, Marcos dos Saltos e Claudia Felippe levaram a melhor no Hobie Cat 16.

A Copa Veleiros de Monotipos faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.