Notícias

IMG_1274 - Copia
08/10/2018

1ª Regata Marina Itajaí Marejada concluída com sucesso em dia de vento sul

Regata com percurso de 35 milhas náuticas entre Jurerê e Itajaí contou com boa presença da flotilha oceânica

Com dezessete embarcações na raia a 1ª Regata Marina Itajaí Marejada, realizada neste sábado (6) foi um sucesso. O evento, com percurso de 35 milhas náuticas entre Jurerê e Itajaí, valeu como 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano, realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina, além de definir os campeões catarinenses de oceano na temporada 2018, em um dia de vento sul variando entre 6 e 10 nós ao longo da tarde.

O município de Itajaí recebeu pela primeira vez em 2010 a regata como parte das atrações da Marejada. Em 2018, foi a primeira edição com a organização da Marina Itajaí em parceria com o Iate Clube de Santa Catarina. “Quando anunciamos que a recepção da prova seria na Marina Itajaí, os associados do clube adoraram a ideia. Para se ter uma ideia, no último evento que organizamos – com largada de Jurerê e destino a Porto Belo – contamos com 9 embarcações.

Cerca de 30 dias depois, conseguimos dobrar o número de inscritos, mesmo diante de um final de semana com eleições e condições climáticas não favoráveis. Acreditamos que ano que vem a procura vai ser ainda maior. Este é um evento que marca uma data no calendário náutico e uma parceria duradoura”, disse Lucas Reis gerente de eventos do Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha.

Competindo em casa, o Itajaí Sailing Team conquistou o troféu Fita Azul, premiação dada a primeira embarcação a completar o percurso (independente da classe). Participaram da regata veleiros de Florianópolis, Itajaí, Joinville, Porto Belo e Balneário Camboriú, nas classes IRC, ORC, C30, RGS, RGS Cruzeiro e Bico de Proa.

As disputas do final de semana marcaram também a definição dos campeões catarinense de oceano na temporada 2018, deixando as disputas ainda mais acirradas. Na classe ORC o Kiron 4 confirmou o título estadual ao vencer a Regata Marina Itajaí Marejada com o Absoluto fechando na segunda posição. O cenário se repetiu na classe IRC, com o Itajaí Sailing Team confirmando o título na etapa e no Campeonato Catarinense, terminando a regata à frente de Katana/Portobello (2º) e Zeus Team (3º).
Na classe C30 ocorreu uma das disputas mais acirradas do sábado com o Corta Vento levando a melhor na regata, com Katana/Portobello em segundo e Zeus Team em terceiro. Após a soma de todos os resultados, o Zeus confirmou o título estadual na classe. Entre as embarcações da classe RGS A que levou a melhor na regata o no estadual foi o Katana 2. Completaram o pódio da regata o Zuriel (2º) e Missionário (3º).
Já pela classe RGS Cruzeiro A o Blade Runner venceu a regata, mas quem levou o melhor no estadual foi o Quival, que com a segunda posição na etapa comemorou a conquista do catarinense. Ainda pela Regata Marina Itajaí Marejada, o Marmay faturou o título na classe Bico de Proa, com Ogro, vice-campeão, e Gabriela, terceiro colocado, completando o pódio.
“Itajaí possui imenso potencial náutico, com condições favoráveis ao desenvolvimento da vela, um esporte importante para envolver a cidade e promovê-la ainda mais. Por isso, estamos fazendo ações para fomentar o calendário de eventos da nossa região, além de investir em novas atrações. É o caso desta iniciativa, uma realização da Marina Itajaí e do iate clube Veleiros da Ilha com o apoio da Prefeitura, que sinaliza como o município também começa a se preocupar com provas menores”, comenta Evandro Neiva Secretário de Turismo de Itajaí e presidente da Itajaí Stopover Volvo Ocean Race.
Campeões estaduais 2018:
IRC: Itajaí Sailing Team
ORC: Kiron 4
C30: Zeus Team
RGS A: Katana 2
RGS Cruzeiro A: Quival
A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.

SEDE CENTRAL

Rua Silva Jardim, 838 – José Mendes
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88020-200
Fone: (48)3225-7799
Coordenadas: 27°36’5’’ S / 48°32’9’’ W

SEDE OCEÂNICA

Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê
Florianópolis – SC – Brasil – CEP: 88054-601
Fone: (48)3266-1280
Coordenadas: 27º26’0’’ S / 48º28’8’’ W

© 2018 - Iate Clube de Santa Catarina

Projeto do Site: Claren Design