Resultado final

Danilo Caboclo

O último sábado (31) marcou o encerramento dos eventos náuticos do Iate Clube de Santa Catarina no mês de agosto com a realização da Regata Guilherme Stark Bernard, válida como quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano 2019. O evento foi o primeiro da competição após a pausa do meio do ano para as disputas da Semana de Vela de Ilhabela e contou com boa presença da flotilha oceânica do Veleiros da Ilha.

Com largada na Baía Sul o dia foi bastante movimentado e contou com boas disputas, especialmente na classe RGS A, com maior número de embarcações envolvidas. Após o tempo corrigido, o veleiro Bruxo confirmou o título da regata com pouco mais de três minutos de vantagem sobre o Açores III, segundo colocado. A flotilha de RGS A teve ainda o Zuriel, na terceira posição, seguido por Aprendi e Biruta.

Na classe HPE um duelo particular entre Arretado e Força 12, que já vem se tornando muito tradicional nas etapas realizadas pelo Iate Clube de Santa Catarina, ganhou mais um capítulo neste sábado. Desta vez, o Arretado levou a melhor com apenas 23 segundos de vantagem sobre o concorrente. 

Destaque também para a embarcação Corta Vento, da classe C30. Sempre muito veloz o barco foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e, por isso, recebeu o troféu de Fita Azul da Regata Guilherme Stark Bernard. Completando o rol de vencedores do final de semana, o Maneiro levou a melhor na categoria RGS Cruzeiro B. 

Com cinco das oito etapas realizadas até o momento, a Copa Veleiros de Oceano vai chegando aos momentos decisivos. Restam ainda mais três etapas – Regata Marejada (12/10), Regata Mormaii (09/11) e Regata Volta a Ilha (07/12). 

A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILI