Resultado final

Danilo Caboclo

A Copa Veleiros de Oceano 2019 teve início neste sábado com a realização da Regata Cidade de Florianópolis. O evento registrou ótima presença da flotilha oceânica, com vinte tripulações na raia, e muito otimismo por parte da organização. A regata fez parte do calendário festivo do aniversário de Florianópolis e o dia, que tinha previsão de ser fechado e com tempo ruim, amanheceu com sol para a alegria dos velejadores.

Com largada em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte a flotilha foi dividida em dois grupos. As classes ORC e HPE-25 percorreram um percurso barla-sota, com boias entre a largada e mangrulho, enquanto as embarcações das classes RGS A, RGS Cruzeiro A e RGS Cruzeiro B cumpriram uma rota triangular, com boias na largada, mangrulho e Ponta do Leal. E o dia exigiu bastante das tripulações com mudanças constantes de intensidade e direção do vento.

Soprando fraco, entre 4 e 5 nós durante a largada, a regata começou com vento oeste. Ao longo do tarde a direção mudou para Leste e depois Sul, chegando a 10 nós ao final da regata. “Foi um dia bem legal com um velejo ótimo para a primeira regata. Nosso objetivo é colocar cada vez mais barcos na água. Precisamos pensar bastante nas tripulações que buscam o lazer, sem se esquecer do desempenho, que também é importante. Neste momento nossa missão é fazer com que os barcos voltem para a raia”, explica Mauro Ribeiro, Diretor de Vela de Oceano do Iate Clube de Santa Catarina.

Ao final da regata os vencedores de cada classe foram conhecidos. Stand By Me (ORC), AJX Força 12 (HPE-25), Tintium (RGS A), Blade Runner (RGS Cruzeiro A) e Vento Solar (RGS Cruzeiro B) subiram ao lugar mais alto do pódio. Logo após a velejada uma grande confraternização tomou conta da Sede Central do ICSC com presença dos velejadores e associados presentes na entrega de prêmios

“A gente já estava com saudades de velejar. Foi um começo bem positivo para a temporada e eu acredito que teremos um ano cheio de surpresas. Quem sabe a gente não vê a raia com 30, 40 barcos ao longo do ano. Vamos marcar presença e ajudar o clube a chegar neste patamar”, falou Sergio Sevillano.

A Copa Veleiros de Oceano 2019 faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.