Resultado final

Danilo Caboclo

Um início de ano promissor para a vela do Iate Clube de Santa Catarina. Foi assim que começou a Copa Veleiros de Monotipos, que contou com sua primeira etapa realizada neste final de semana, em Jurerê. Cerca de 60 velejadores participaram da competição na Sede Oceânica em dias de vento sul. No sábado as rajadas chegaram aos 15 nós e no domingo o vento variou entre 10 e 13 nós rondando bastante, o que exigiu muito dos velejadores.

Mesmo sem a presença dos atletas Fernando Menezes, Guilherme Menezes e Clara Meyer Mateus, que disputam o Sul-Americano, no Chile, a disputa na classe Optimist Veterano foi bem equilibrada e com domínio feminino. Terceira colocada por equipes no Brasileiro, Livia Nogueira venceu duas das cinco regatas realizadas no final de semana e conquistou o título da etapa. Na categoria Optimist Estreante quem levou a melhor foi o campeão Sul-Brasileiro da classe, Davi Neves. Com vitória em todas as regatas disputadas no final de semana Davi abriu a temporada com o título.

Com treze duplas na raia, a categoria Snipe contou com disputas intensas, como já é de costume na flotilha do ICSC. Alex Juk e Piero Furlan superaram um OCS do primeiro dia para comemorar o título após desempate com a dupla Felipe Linhares e Daniel Martins. Ambas duplas terminaram com sete pontos perdidos e a vitória veio no primeiro critério de desempate (maior número de vitórias).

Na classe Laser duas disputas acirradas na água. Após conquistar a vaga para o Pan-Americano na classe Sunfish, Matheus Dellagnelo voltou firme para as competições e como preparação para o campeonato em Paracas conquistou o título da etapa na categoria Standard com quatro vitórias em cinco regatas. No Laser Radial deu Fábio Suyama Ramos, também com quatro vitórias em cinco regatas.

Os demais campeões do final de semana foram Marcilio Costa e Bernardo Costa (Dingue), Rafael Cunha (Prancha a Vela) e Marcos Santos e Claudia Felippe (Hobie Cat 16).
A Copa Veleiros de Monotipos faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.