5ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos 2015

IATE CLUBE DE SANTA CATARINA – VELEIROS DA ILHA

17 e 18 de outubro de 2014

AVISO DE REGATAS

  1. REGRAS: A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata à Vela da ISAF 2013- 2016.

1.1 Na classe Optimist os barcos com intenção de protestar devem informar à CR qual barco está protestando imediatamente após chegar.

  1. CLASSES: Optimist (Estreante e Veterano), Laser (Standard, Radial e 4.7), Snipe, 420, 470, Dingue, Byte, Prancha a Vela, Hobie Cat 16, Tornado e A-Cat.
  2. INSCRIÇÕES: Não haverá taxa de inscrição. O preenchimento da ficha de inscrição e a concordância com o termo de isenção de responsabilidade na secretaria são obrigatórios, devendo constar o numeral do barco.

3.1. ISENÇÃO DE RESPOSABILIDADE: Os competidores participam da regata a seu próprio risco, considere a regra 4, Decisão de Competir. A autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos matérias, físicos ou morte relacionados diretamente com série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.

  1. LOCAL: Iate Clube de Santa Catarina – Sede Oceânica – Jurerê
  2. PROGRAMAÇÃO:

17/10/15 (sábado) 09h até 11h – Inscrições Obrigatórias

12h – Inicio sinalização de partida para três regatas.

18/10/15 (domingo)

12h Inicio sinalização de partida para duas regatas.

Confraternização e Premiação.

4.1 Não será dado nenhum sinal de atenção após as 15h do dia 17/10, domingo. Um barco que não parta até decorridos 4 minutos de seu sinal de partida será considerado DNS sem audiência. O limite de tempo para o primeiro colocado de cada classe navegar o percurso será de 90 minutos, sendo de 15 minutos após o primeiro colocado o prazo para barcos daquela classe chegarem.

  1. PERCURSOS E ORDEM DE LARGADA: O percurso deverá ser fixado no quadro de avisos até às 11h de sábado e a ordem de partida será informada em quadro na embarcação principal da CR até o sinal de atenção da respectiva regata.
  2. PONTUAÇÃO: O evento prevê um total de cinco regatas, havendo o descarte do pior resultado para o cálculo da pontuação final se realizadas todas as regatas.
  3. PREMIAÇÃO: Troféus ou medalhas para 1°, 2º e 3º lugares de cada classe.
  4. PROTESTOS: O prazo de protestos será de uma hora contada a partir da chegada da embarcação da CR ao clube após as regatas do dia. Hora e local das audiências serão informados aos envolvidos pela Secretaria de Eventos Náuticos do ICSC (48) 3225-7799.

Resultado final

Danilo Caboclo

Neste final de semana foi realizada a quinta etapa da Copa Veleiros de Monotipos, na sede oceânica, em Jurerê. Com bons ventos no sábado foram realizadas três etapas, mas neste domingo as condições pioraram e não foi possível realizar as disputas. Sendo assim, os resultados do primeiro dia definiram os grandes campeões da etapa.

Com vinte e cinco atletas entre Veteranos e Estreantes, a flotilha de Optimist merece grande destaque. O bom número de velejadores na Estreante, que contou com dezesseis competidores, proporcionou regatas bem disputadas no sábado. Isabela de Faria venceu duas de três regatas e terminou na primeira posição. Lucas Romanovski ficou em segundo e Gabriel Oliveira em terceiro.

Entre os Veteranos, Guilherme Durieux terminou todas as regatas em segundo e foi premiado pela regularidade com o título da etapa. José Irineu venceu as duas primeiras e terminou a terceira em quinto lugar terminando com o vice-campeonato da etapa. Em terceiro ficou Guilherme Berenhauser.

Entre as meninas, Maria Luiza Cruz da Silva foi a campeã com Valentina Pulice em segundo.

Em preparação para o Sul Americano de Laser, que acontece a partir dessa semana em Porto Alegre, os atletas da flotilha marcaram presença na etapa, inclusive com presença de atletas estrangeiros que estão em Florianópolis para um período de treinamentos. Na Laser Standard, Bruno Fontes venceu as três regatas e terminou em primeiro, seguido pelo atleta de Ilhas Virgens Cy Thomposn, segundo colocado, e por Andrew Lewis, de Trinidad e Tobago, terceiro colocado. O espanhol Jesus Rogel também participou do evento.

Alexandre Filho foi o grande campeão da Laser 4.7 e João Orestes foi o primeiro da Laser Radial. Entre os Dingues, Leone Junior e Alexandre Lorenzi foram os campeões, seguidos por Walter Martins/Hakim Hazim e Marcílio Costa/Renata Costa, 2º e 3º, respectivamente.

A flotilha de Snipe contou com oito barcos na água e o título ficou com Adriano Santos e Christian Franzen, terceiros colocados na Semana de Vela de Buenos Aires, disputada no último final de semana. Ricardo Grassmann/Henrique Boabaid ficaram na segunda posição e Liana Fragoso/Pedro Augusto completaram o pódio na 3ª posição.