Resultado final

Danilo Caboclo

Sediando a quarta etapa da Copa Veleiros de Monotipos, última antes da parada de meio de ano do Iate Clube de Santa Catarina, a Sede Oceânica de Jurerê contou com um final de semana perfeito para mais uma ótima competição. As condições foram excelentes, com ventos de até 20 nós no sábado, para a alegria dos velejadores que lotaram a raia.

Quinze velejadores disputaram o título na classe Optimist Veterano, classe com o maior número de barcos na disputa. Contando com presença de velejadores de fora, que participaram de uma clínica com profissionais do ICSC, a disputa foi bastante acirrada e o primeiro lugar foi para o Rio Grande do Sul. Gustavo Glimm, do Veleiros do Sul, foi o mais consistente ao longo do final de semana e com 8pp levou a melhor no desempate sobre Álvaro Alvarez, do Cota Mil Iate Clube (DF). Fernando Menezes, do ICSC, terminou em 3º, completando o pódio.

No naipe Feminino, Clara Mateus conquistou o título da etapa com apenas um ponto de diferença sobre Sofia Rocha. Luiza Moré, do Clube dos Jangadeiros (RS), completou o pódio na 3ª posição. Entre os Optimists Estreantes, Davi Neves faturou mais uma etapa vencendo todas as regatas do final de semana. O pódio foi completo por Livia Nogueira e Lucas Garcez.

Com doze embarcações, a classe Snipe mais uma vez mostrou toda sua força com uma disputa definida apenas na última regata. Matheus Dellagnelo e Isabela Rocha venceram três das cinco regatas do fim de semana para faturar o título com 5pp. Daniel Matos e Jose Irineu vieram logo atrás com 8pp conquistando a segunda posição no desempate sobre Adriano Santos e Christian Franzen.

Pela classe Laser Standard, Luciano Oliveira levou quatro das cinco regatas no final de semana confirmando o título da etapa. Benno Volrath, em segundo, e Paulo Schaefer, em terceiro, fecharam o pódio. Já no Laser Radial a etapa foi vencida por Fábio Ramos vencedor em todas as regatas do sábado e domingo. Integrante da equipe de Vela Jovem do ICSC, Guilherme Berenhauser fechou o campeonato em segundo e Naton Coelho fechou o pódio.

Nas demais classes, Rafael Cunha faturou o caneco na Prancha a Vela, seguido por Felipe Mattos e Alexandre Nuno, enquanto Tiago da Silva e Gean da Cruz venceram no 420 e Flávia Araújo e Marilia Fragoso venceram no Dingue, terminando à frente de Fernando Pereira e Alice Pereira.

A Copa Veleiros de Monotipos conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro