AVISO DE REGATAS

  1. REGRAS:

1.1       A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata à Vela 2012 – 2016 (RRV).

1.2       Aplicam-se as determinações da ABVO, Regras da ORC (IMS), ISAF Special Regulations cat. 4, Regras da Classe RGS, Regulamento da Copa Veleiros de Oceano 2015.

 

  1. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:

2.1       A regata será aberta às classes C30, HPE, ORC, RGS e Proa Rasa. Os barcos elegíveis deverão preencher o formulário de inscrição na Secretaria Náutica do ICSC até as 11h do dia 12 de setembro de 2015. Será cobrado o valor de R$ 50,00 por embarcação.

2.2       Elegibilidade:

ORC INT:

  1. a) Apresentar, no ato da inscrição, cópia do certificado de medição válido com a folha 02;
  2. b) Atender às exigências da ISAF Special Regulations categoria 4;
  3. c) Obrigatória pesagem da tripulação.

 

ORC:

  1. a) Apresentar, no ato da inscrição, cópia do certificado de medição;
  2. b) Atender às exigências da ISAF Special Regulations categoria 4;
  3. c) Obrigatória pesagem da tripulação.

 

C30 e HPE:

  1. a) Apresentar cópia do certificado de medição válido.
  2. b) Atender às exigências da ISAF Special Regulations categoria 4;
  3. c) Obrigatória pesagem da tripulação.

 

PRA-RGS:

  1. a) Apresentar, no ato da inscrição, cópia do certificado de medição válido.

 

PROA RASA:

  1. b) Apresentar, no ato da inscrição, cópia do certificado de medição válido.

 

2.3       Alterações e/ou apresentação de novos certificados ou solicitação para determinação de rating para barcos não medidos, serão aceitas até o final da reunião de comandantes.

2.4       Nas classes ORC, BRA-RGS, Cruzeiro e Proa Rasa será permitida a inclusão de um tripulante mirim (até 15 anos e peso até 55 quilos) sem que ele ou seu peso sejam considerados para o conjunto da tripulação e portanto sem produzir efeitos no certificado de medição. A comprovação da condição é de responsabilidade do comandante e deve ser feita na secretaria até às 11h de 12/09/2015.

 

  1. PROGRAMAÇÃO:

 

09/09/2015

Quarta-feira      19:30 h.

Reunião de Comandantes

Comidão

12/09/2015

Sábado

11:00 h.            Início da sinalização de partida

Premiação e Confraternização após a regata

 

 

3.1       Um barco que não parta até decorridos 10 minutos de seu sinal de partida será considerado DNS. (modifica a regra A4).

 

  1. LOCAL E PERCURSOS:

Para as Classes ORC INT, C30, BRA-RGS A, BRA-RGS B:

 

4.1.1 – Largada defronte ao trapiche da Avenida Beira Mar Norte, entre CR e boia;

4.1.2 – Mangrulho deixado à boreste;

4.1.3 – Ilha do Ratones Grande contornado por bombordo;

4.1.4 – Mangrulho deixado à bombordo;

4.1.5 – Linha de chegada formada pelo alinhamento do trapiche do GBS e boia

 

Para as Classes HPE, BRA- RGS “C”, Cruzeiro e Proa Rasa:

 

4.1.1 – Largada defronte ao trapiche da Avenida Beira Mar Norte, entre CR e boia;

4.1.2 – Mangrulho deixado à boreste;

4.1.3 – Boia ao norte do mangrulho contornada por bombordo;

4.1.4 – Mangrulho deixado à bombordo;

4.1.5 – Linha de chegada formada pelo alinhamento do trapiche do GBS e boia

 

 

  1. PONTUAÇÃO:

5.1       Para as classes BRA-RGS, Cruzeiro e Proa Rasa será utilizado o sistema de tempo sobre tempo (TMFAA), e para a classe ORCi será utilizado o sistema de correção de tempo por “Linha de Performance” e para as classes C30 e HPE serão utilizados o tempo real.

 

  1. COMUNICAÇÃO POR RÁDIO:

6.1       O canal de comunicação será o VHF 69.

6.2       Um barco não poderá fazer transmissões por rádio enquanto estiver em regata, nem receber comunicações não disponíveis para todos os barcos. Esta restrição se aplica também a celulares.

 

  1. PREMIAÇÃO:

7.1       1º ao 3º lugar para todas as classes

 

  1. PROTESTOS:

8.1       O prazo para protestos será de uma hora contada a partir da chegada da embarcação da CR na sede do ICSC. (Altera-se a regra 61.3).

 

  1. RESPONSABILIDADE:

9.1       O Clube adota as normas estabelecidas pela Portaria nº 0026/94 da Diretoria dos Portos e Costas do Ministério da Marinha. Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. O ICSC não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.

 

  1. INFORMAÇÕES:

10.1      Secretaria Náutica do ICSC, 3225-7799 ou 7811 7061 com Lucas.

 

TÁBUA DE MARÉS

13/09/2015

 

01:24   1.2

07:54   0.2

14:17   1.2

18:58   0.3

 

PRÓXIMA REGATA: 3 de outubro – Regata Mormaii – 8ª Etapa Copa Veleiros de Oceano

 

 

Resultado final

Danilo Caboclo

Neste sábado, 12, aproximadamente vinte embarcações participaram da sétima etapa da Copa Veleiros de Oceano. A Regata Arquipélago aconteceu com condições de vento variando de leste e sudeste com 8 nós (15km/h) de intensidade.

A largada ocorreu em frente ao Trapiche da Avenida Beira Mar Norte com os barcos mais rápidos contornando um mangrulho deixado à boreste e seguindo rumo ao Norte até a Ilha de Ratones. Os barcos menores, fizeram o contorno do mangrulho seguindo em direção a uma boia deixado mais ao norte. Os veleiros cumpriram mais um contorno de mangrulho deixado à bombordo antes de completarem a regata com chegada também em frente ao Trapiche da Avenida Beira Mar Norte.

A Regata Arquipélago é considerada uma das mais técnicas dentro de todas as etapas da Copa Veleiros de Oceano e isso foi comprovado durante as disputas desse sábado. Na Classe ORC o Melody 5 foi o vencedor, assim como o Cortavento na C30 e o Força 12 na HPE.

A RGS A foi a classe com mais barcos na disputa, seis no total, e teve o Plancton como vencedor, seguido por Argonauta e Açores III. Na RGS B o Bom Abrigo venceu a disputa com o Zephyrus e na RGS C o primeiro a cruzar a linha foi o Tintiun, com o Euphoria em segundo e o Vento Solar em terceiro.

Na RGS Cruzeiro o Carino foi o grande vencedor, seguido por Y-Jurerê-Mirim e Quival, segundo e terceiro, respectivamente, enquanto na Proa Rasa o Zimbro terminou na primeira posição.

Após a sétima etapa da Copa Veleiros de Oceano, estão previstas mais três regatas até o final do ano. No dia 3 de outubro acontece a tradicional Regata Mormaii, que tem largada no centro e chegada em Jurerê. Em novembro acontece a Regata Marejada, com saída da capital catarinense e chegada em Itajaí e no final do ano, em dezembro, acontece a tradicional Volta à Ilha.