XLVII REGATA VOLTA A ILHA DE SANTA CATARINA

10ª Etapa da Copa Veleiros da Ilha

05 de dezembro de 2015

Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.

Florianópolis – SC

AVISO DE REGATAS

  1. REGRAS:

1.1 A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata à Vela 2013-20016.

1.2 Aplicam-se as determinações da ABVO, Regras da ORC, ISAF Special Regulations cat. 4, Regras da Classe RGS e Regulamento da Copa Veleiros da Ilha 2015.

  1. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:

2.1 A regata é aberta às classes ORC, C30, BRA RGS e Visitantes. Os barcos elegíveis deverão preencher o formulário de inscrição na Secretaria Náutica do ICSC até às 21h de 04 de dezembro de 2015.

2.2 Elegibilidade:

ORC: a) Apresentar, cópia do certificado de medição válido acompanhado da folha 02;

  1. b) Atender às exigências da ISAF Special Regulations categoria 4;
  2. c) Obrigatória pesagem da tripulação.

C30: a) Apresentar cópia do certificado de medição válido.

  1. b) Atender às exigências da ISAF Special Regulations categoria 4;
  2. c) Obrigatória pesagem da tripulação.

RGS: a) Apresentar cópia do certificado de medição válido.

VISITANTES: a) Barcos com LOA igual ou maior que 26 pés, não matriculados no ICSC, que não possuam certificado de medição válido e que não tenham participado de nenhuma etapa anterior da Copa Veleiros 2015 nas demais classes ali competindo.

2.3 Todos os barcos de todas as classes deverão possuir a bordo motor e rádio VHF, este último ainda que portátil, AMBOS EM CONDIÇÕES DE USO E OPERACIONAIS.

2.4 Alterações e/ou apresentação de novos certificados ou solicitação para determinação de rating para barcos não medidos, serão aceitas até o final da reunião de comandantes.

2.5 Em todas as classes, exceto Visitantes, será permitida a inclusão de um tripulante mirim (até 15 anos e peso até 55 quilos) sem que ele ou seu peso sejam considerados para o conjunto da tripulação e portanto sem produzir efeitos no certificado de medição. A comprovação da condição é de responsabilidade do comandante e deve ser feita na secretaria até às 21h de 04 de dezembro de 2015.

2.6 A classe VISITANTES participará assim definida:

  1. a) Será disputada isoladamente, não elegendo seus participantes para qualquer das outras classes;
  2. b) Não pontuará para a Copa Veleiros 2015, estando entretanto seus participantes sujeitos ao

Regulamento da Copa no que se aplicar;

  1. c) Esta regata não será considerada para quaisquer efeitos de participação na Copa Veleiros 2015 para os barcos aqui inscritos, caso tenham se inscrito em etapa anterior nesta ou noutra categoria.
  2. PROGRAMAÇÃO:

02/12/2015 (Qua.)
19h30 Reunião de Comandantes
20h00 Comidão

05/12/2015 (Sáb.)

10h00 Início da sinalização de partida

09/12/2015 (Qua.)

20:00h Jantar e cerimônia de premiação

3.1 Um barco que não parta até decorridos 20 minutos de seu sinal de partida será considerado DNS. (modifica a regra A4).

3.2 A partida prematura sem retorno (OCS – Regra 29.1 das RRV 2013-2016) será penalizada com o acréscimo de 60 minutos ao tempo de regata corrigido barco infrator, sem audiência (modifica o Apêndice A, 4.2 das RRV 2013-2016).

  1. LOCAL e PERCURSO:

4.1 Sede Centro do ICSC, com o seguinte percurso:

4.1.1 Largada defronte a sede central do ICSC, entre a CR e bóia, com direção ao sul, estando a CR posicionada sobre o paralelo de latitude sul 27º 36.274’ (Datum Córrego Alegre)

4.1.2 Ilha de Santa Catarina contornada por bombordo;

4.1.3 Linha de chegada formada pelo alinhamento do trapiche do GBS, nas proximidades do Forte de Sant’ Ana e bóia no canal de navegação que passa sob a Ponte Hercílio Luz, com a CR posicionada sobre o paralelo de latitude sul. 27º 35.493’;(Datum Córrego Alegre)

  1. PONTUAÇÃO:

5.1 Para a classe BRA-RGS será utilizado o sistema de tempo sobre tempo (TMFAA), para a classe ORC sistema de correção de tempo por “Linha de Performance” e paras as classes C30 e Visitantes será adotado o tempo real de regata.

  1. COMUNICAÇÃO POR RÁDIO:

6.1 O canal de comunicação da regata será o VHF 69. Todas as embarcações inscritas deverão manterse na escuta desde as 09h de sábado, 05/12/15, até chegar ou se retirar da regata.

6.2 A estação rádio do ICSC centro, prefixo “BRAVO 20” permanecerá na escuta da regata e ela ou a CR farão três chamadas no canal VHF 69 com resposta obrigatória para cada participante nos seguintes horários:

1ª Chamada 09h05 até 09h50 de sábado, 05/12/15

2ª Chamada 18h até 18h45 de sábado, 05/12/15

3ª Chamada 00h até 00h45 de domingo, 06/12/15

Os iates chamados deverão informar posição aproximada com relação à Iha de Santa Catarina.

6.3 As chamadas do item 6.2 serão efetuadas por ordem alfabética dos nomes das embarcações, devendo cada uma AGUARDAR SUA CHAMADA pela sala rádio.

6.4 Além das chamadas do item 6.2, todos os iates participantes deverão chamar a estação “BRAVO 20” ou a CR quando estiverem no través da Ilha Ratones Pequeno para comunicar a aproximação da linha de chegada.

6.5 A ausência de resposta a duas das chamadas previstas no item 6.2 ou a não comunicação de aproximação do item 6.4 acarretarão o acréscimo, uma única vez, de 5% no tempo real de regata, sem audiência. (Isto altera a regra 63.1).

6.6 Caso não consiga responder via rádio ou não receba os chamados do item 6.2, na meia hora posterior a cada horário de chamada o iate deve contatar a sala rádio via VHF ou comissão de regatas nos telefones 9962-1244 (Navarro) ou 9997-4615 (Márcia) e efetuar o procedimento. Pode-se utilizar o mesmo procedimento para a comunicação de aproximação da chegada do item 6.4. NÃO SERÃO VÁLIDAS COMUNICAÇÕES EFETUADAS A OUTRAS EMBARCAÇÕES OU OUTROS TELEFONES, INCLUÍDOS NESTES OS DO ICSC.

6.7 Exceto nas situações previstas em 6.2, 6.4 e 6.6, um barco não poderá fazer transmissões por rádio enquanto estiver em regata, nem receber comunicações não disponíveis para todos os barcos, exceto em caso de emergência. Esta restrição se aplica também a telefones celulares.

6.8 Para todas as classes, a partir do momento em que reste um só barco competindo e que este não tenha mais condições de ultrapassar no resultado calculado conforme o item 5 qualquer outro barco da sua classe, a CR poderá encerrar a espera no GBS e também liberar os funcionários do clube envolvidos na operação da regata em terra. Ela comunicará ao barco por celular/rádio este procedimento e o barco poderá continuar na regata até cruzar a linha de chegada, quando então informará por SMS ou chamada telefônica à CR o seu tempo de chegada através dos celulares informados no item 6.6. Caso não o faça até as 18h de domingo será considerado DNF.

  1. PREMIAÇÃO:

7.1 ORC-GERAL – 1º ao 3° lugar

C30 – 1º ao 3° lugar

RGS A – 1º ao 3º lugar

RGS B – 1º ao 3º lugar

RGS Cruzeiro – 1º ao 3º lugar

RGS Solitário – 1º lugar

Visitantes – 1º ao 3º lugar

Troféu Transitório Prof. Martins – Fita Azul – Entregue na chegada do barco à sede do ICSC

Troféu Transitório Comodoro – Recorde em tempo real da Regata

Troféu Transitório Dep. Júlio César – 1º lugar geral ORC

Troféu Transitório Ramon Filomeno – 1º lugar geral RGS

  1. PROTESTOS:

8.1 O prazo será de cinco horas a partir do horário do último barco a cruzar a linha de chegada. (Altera-se a regra 61.3).

  1. PERMANÊNCIA NA SEDE DO ICSC-VI:

9.1 Barcos de não sócios inscritos no evento que desejarem permanecer na sede do ICSC devem contatar a gerência da sede central, Sr. Luciano, telefone 3225-7799 e-mail: gerenteoperacional@icsc.com.br . A permanência será gratuita no período de 07/12/14 a 19/12/2014.

  1. RESPONSABILIDADE:

10.1 O Clube segue as normas estabelecidas pela Portaria nº 0026/94 da Diretoria dos Portos e Costas do Ministério da Marinha. Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. O ICSC não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.

  1. INFORMAÇÕES:

11.1 Secretaria Náutica, com Lucas ou Fogaça.

Telefones 3225-7799, ou 9190 5480

e-mail: eventosnauticos@icsc.com.br

TÁBUA DE MARÉS

(Ajustada ao horário de verão)

Sábado – 05/12/15                         Domingo – 05/12/15

01:38 0.6                                             07:09 0.3

03:17 0.6                                             11:58 1.0

06:36 0.4                                             19:02 0.3

10:56 0.9                                             00:00 1.0

18:47 0.4

22:56 0.9

 

XV REGATA ILHA DO LARGO/RATONES

10ª Etapa da Copa Veleiros da Ilha

05 de dezembro de 2015

Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.

Florianópolis – SC

AVISO DE REGATAS

  1. REGRAS:

1.1 A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata à Vela 2013-2016.

1.2 Aplicam-se as Regras da Classe BRA-RGS e Regulamento da Copa Veleiros da Ilha 2015.

  1. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:

2.1 A regata é aberta às classes RGS C, Proa Rasa e Visitantes. Os barcos elegíveis deverão preencher o formulário de inscrição na Secretaria Náutica do ICSC até às 21h de 04 de dezembro de 2015.

2.2 Elegibilidade:

RGS C: a) Apresentar cópia do certificado de medição válido.

  1. b) Barcos inscritos na Copa Veleiros Classe RGS Cruzeiro, que possuam TMFF para competir na classe “RGS C”, poderão se inscrever, desde que apresentem declaração de inscrição somente para o evento XV Regata Ilha do Largo, neste caso não serão válidos os pontos para a Copa Veleiros.

PROA RASA: a) Apresentar, no ato da inscrição, cópia do certificado de medição válido.

VISITANTES: a) Barcos não matriculados no ICSC, que não possuam certificado de medição válido e que não tenham participado de nenhuma etapa anterior da Copa Veleiros 2015 nas demais classes ali competindo.

2.3 Todos os barcos de todas as classes deverão possuir a bordo motor, rádio VHF (ainda que portátil), AMBOS EM CONDIÇÕES DE USO E OPERACIONAIS.

2.4 Alterações e/ou apresentação de novos certificados ou solicitação para determinação de rating para barcos não medidos serão aceitas até o final da reunião de comandantes.

2.5 Somente na classe RGS C será permitida a inclusão de um tripulante mirim (até 15 anos e peso até 55 quilos) sem que ele seja considerados para o conjunto da tripulação e portanto sem produzir efeitos no certificado de medição. A comprovação da condição é de responsabilidade do comandante e deve ser feita na secretaria até às 21h de 04/12/2015.

2.6 A classe VISITANTES participará assim definida:

  1. a) Será disputada isoladamente, não elegendo seus participantes para qualquer das outras classes;
  2. b) Não pontuará para a Copa Veleiros 2015, estando entretanto seus participantes sujeitos ao Regulamento da Copa no que se aplicar;
  3. c) Esta regata não será considerada para quaisquer efeitos de participação na Copa Veleiros 2015 para os barcos aqui inscritos, caso tenham se inscrito em etapa anterior nesta ou noutra categoria.
  4. PROGRAMAÇÃO:

02/12/2015 – (Qua.)

19h30 Reunião de Comandantes

20h00 Comidão

05/12/2015 – (Sáb.)

10h00 Início da sinalização de partida

09/12/2015 – (Qua.)

20:00h Jantar e cerimônia de premiação

3.1 Um barco que não parta até decorridos 20 minutos de seu sinal de partida será considerado DNS. (modifica a regra A4).

3.2 A partida prematura sem retorno (OCS – Regra 29.1 das RRV 2013-2016) será penalizada com o acréscimo de 45 minutos ao tempo de regata corrigido do barco infrator, sem audiência (modifica o

Apêndice A, 4.2 das RRV 2013-2016).

  1. LOCAL e PERCURSO:

4.1 Sede Centro do ICSC, com o seguinte percurso:

4.1.1 Largada defronte a sede central do ICSC, entre a CR e bóia, com direção ao sul, estando a CR posicionada sobre o paralelo de latitude sul 27º 36.274’ (Datum Córrego Alegre)

4.1.2 Ilha do Largo contornada por bombordo;

4.1.3 Navegar por entre o vão central das pontes Colombo Salles/Pedro Ivo Campos;

4.1.4 Ilha dos Ratones pequeno contornada por bombordo;

4.1.5 Linha de chegada formada alinhamento do trapiche do GBS, nas proximidades do Forte de Sant’ Ana e bóia no canal de navegação que passa sob a ponte Hercílio Luz, com a CR posicionada sobre o paralelo de latitude sul 27º 35.493’. (Datum Córrego Alegre)

  1. PONTUAÇÃO:

5.1 Para as classes RGS C e Proa Rasa será utilizado o sistema de tempo sobre tempo (TMFAA) e para a classe Visitantes o tempo real de regata.

  1. COMUNICAÇÃO POR RÁDIO:

6.1 O canal de comunicação da regata será o VHF 69. Um barco não poderá fazer transmissões por rádio enquanto estiver em regata, nem receber comunicações não disponíveis para todos os barcos. Esta restrição se aplica também a telefones celulares.

  1. PREMIAÇÃO:

7.1 RGS C – 1º ao 3º lugar

Proa Rasa – 1º ao 3º lugar

Visitantes – 1º ao 3º lugar

Troféu Transitório Escola Aprendizes – Marinheiros “Fita Azul”

  1. PROTESTOS:

8.1 O prazo será de uma hora a partir do horário do último barco a cruzar a linha de chegada. (Altera-se a regra 61.3).

  1. PERMANÊNCIA NA SEDE DO ICSC-VI:

9.1 Barcos de não sócios inscritos no evento que desejarem permanecer na sede do ICSC devem contatar a gerência da sede central, Sr. Luciano Oliveira, telefone 3225-7799, e-mail: gerenteoperacional@icsc.com.br .

  1. RESPONSABILIDADE:

10.1 O Clube segue as normas estabelecidas pela Portaria nº 0026/94 da Diretoria dos Portos e Costas do Ministério da Marinha. Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. O ICSC não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.

  1. INFORMAÇÕES:

11.1 Secretaria Náutica, com Lucas ou Fogaça

Telefones: (48) 3225-7799 ou (48) 91905480

e-mail :eventosnauticos@icsc.com.br

TÁBUA DE MARÉS

(Ajustada ao horário de verão)

Sábado – 05/12/15

01:38 0.6

03:17 0.6

06:36 0.4

10:56 0.9

18:47 0.4

22:56 0.9

Resultado final

Danilo Caboclo

Pelo segundo ano consecutivo, o veleiro Katana, da classe C30, foi o Fita Azul (primeiro barco a completar a prova no tempo real) da tradicional Regata Volta a Ilha, que encerrou o calendário de atividades náuticas do Iate Clube de Santa Catarina. Em uma chegada extremamente equilibrada, a embarcação do comandante Cesar Gomes cruzou a linha de chegada próximo das 22h20, um minuto à frente do Itajaí Sailing Team, da classe ORC.

“Foi uma regata muito produtiva. O Katana é um barco muito competitivo. A gente tinha outros adversários de níveis e no final conseguimos nos destacar um pouco e cruzamos na frente”, disse o comandante Cesar Gomes.

Como em todos os anos, sempre existe a expectativa com quebra de recorde, mas ao longo da semana a previsão apontava para um dia de condições difíceis, que se provaram corretas na manhã da regata. Em um dia que variou entre ventos fraco no início do dia e muito forte no decorrer da prova, a 47ªRegata Volta a Ilha tornou-se um desafio de aproximadamente doze horas para os primeiros colocados. Sol, chuva, momentos de calmaria e condições adversas exigiriam muito das equipes ao longo do percurso de 65 milhas (120km), em um cenário muito parecido com a edição do ano passado.

A largada ocorreu as 10h, com vento nordeste de fraca intensidade e logo após o começo baixou ainda mais. Ainda no início da regata, o Katana teve um problema após se enroscar com uma rede, mas contornou bem a situação voltando logo para o páreo. As primeiras horas foram de calmaria, até que o vento sul entrou variando de 10-12 nós, chegando a 15 em alguns momentos.

Após passarem pelas praias do leste da Ilha, já próximos ao Santinho, o ventou apertou consideravelmente, chegando a passar de 30 nós. Dessa forma o ritmo da prova aumentou bastante. As embarcações C30 dominaram o percurso quase por completo e vinham na frente a todo momento. Katana, Zeus e Corta Vento repetiam o mesmo cenário do ano passado, com o Itajaí Sailing Team vindo logo atrás.

Na parte final da regata, já na Baía Norte, a equipe de Itajaí começou a tirar a diferença para os adversários, ultrapassando o Zeus e Corta Vento. Em um final emocionante, o veleiro da classe ORC tentou de tudo, mas por pouco mais de um minuto não conseguiu superar o Katana.

“A regata muito longa é difícil por causa disso, ainda mais em condições de vento fraco. Foi um dia cheio de bandeiras amarelas, que são os pontos onde recomeça tudo. Aconteceu muito no Sul da Ilha isso e até mesmo aqui dentro da Baía. Isso tornou tudo mais difícil e competitivo, tanto que chegamos apenas alguns segundos à frente do Itajaí Sailing Team. A Volta a Ilha é uma regata que não tem aquela coisa de já perdemos ou já ganhou, tem que lutar até o final, o que torna tudo mais interessante”, completa Cesar.

Assim como em 2014, os veleiros C30 dominaram a regata quase que por inteiro. A frente a partir da passagem pelo Pântano do Sul, Katana, Zeus e Corta Vento vieram liderando a flotilha, com pequena vantagem para o Katana, que manteve a ponta até o fim. Ultrapassados apenas no final pelo veleiro Itajaí Sailing Team, da classe ORC, Zeus e Corta Vento completaram o percurso em 2º e 3º, respectivamente, na classe.

Primeiro ORC a cruzar, o Itajaí Sailing Team acabou na terceira colocação na classe. Após a correção de tempo, o Melody 5 acabou com a vitória, seguido pelo Catuana Kim.

Na RGS A, o Plancton foi o grande vencedor da Regata Volta a Ilha, seguido por Argonauta, Garrotilho e Açores III. Na RGS B, o Zephyrus superou Bom Abrigo, segundo, e Zuriel, terceiro, para confirmar o título na classe. Encerrando as disputas, o Quival levou a melhor na RGS Cruzeiro, enquanto o Flying Soul foi o campeão da Multicasco

15ª Regata Volta a Ilha do Largo – Ilha de Ratones

Paralelo a disputa da Regata Volta a Ilha, neste sábado ocorreu também a 15ª edição da Regata Volta a Ilha do Largo – Ilha de Ratones, e mais uma vez o Força 12 (HPE25) repetiu a vitória do ano anterior. A embarcação do comandante Arno Juk completou a prova em pouco mais de 7h30, cruzando em primeiro próximo das 17h35. Na classe Carmelitas, após correção de tempo, o Tintiun foi o vencedor, seguido por Carino e Euphoria.