Resultado final

Danilo Caboclo

Com vinte embarcações inscritas ocorreu neste sábado a segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano 2019. A Regata Fortalezas reuniu mais uma vez a flotilha oceânica do Iate Clube de Santa Catarina na Baía Norte em um lindo dia de sol. Pouco antes da largada o vento parou de soprar em Florianópolis e a comissão de regatas precisou aguardar quase 40 minutos para iniciar a regata, quando um vento de leste virando para nordeste surgiu com intensidade suficiente para dar início a etapa.

Com largada em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, a flotilha dividiu-se entre dois percursos. As classes C30, ORC e RGS-A cumpriram o percurso mais longo, passando pela Marina de Santo Antonio, Ilha de Ratones Grande, Forte de São José da Ponta Grossa, Ilha de Anhatomirim e Ilha de Ratones retornando a chegada novamente no alinhamento do Trapiche com o Grupo de Busca e Salvamento (GBS), enquanto as embarcações das classes RGS Cruzeiro A e B e RGS B seguiram para Marina de Santo Antônio, passando por Ilha de Ratones Grande, Ilha de Anhatomirim e novamente Ilha de Ratones Grande antes de retornar para a linha de chegada.

Na regata longa as duas embarcações da classe C30 lideraram a flotilha desde o começo. Na ponta desde o início o Zeus Team foi o fita azul na disputa completando a regata em pouco menos de quatro horas, com o Corta Vento logo atrás. Na sequencia veio o Absoluto, vencedor na classe ORC, seguido pelo Tintiun, primeiro colocado na classe RGS A. Logo após vieram Biruta, Aprendiz e Caos Calmo.

No percurso mais curto a liderança da flotilha ficou com o Arretado, da classe HPE-25. A tripulação foi a primeira a completar o percurso garantindo o fita azul e a vitória na categoria. Na classe RGS Cruzeiro A deu Blade Runner seguido por Taura 1, Klymmp e Quival, enquanto na RGS Cruzeiro B a vitória ficou com o Mãe D´Água seguido por Maneiro, Açores II e Vento Solar. Fechando a etapa o Iberaba foi o vencedor na RGS B.

A próxima etapa do calendário de vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina acontece no dia 27 de abril com a realização da Regata Solitário, que abre a Copa Flotilha 2019.

 

A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.