Resultado final

Danilo Caboclo

Cumprindo seu propósito, a quinta etapa da Copa Veleiros de Monotipos, realizada neste final de semana, demonstrou exatamente que é possível fazer esporte de alto nível técnico, aliado a ações socioambientais e eventos sociais. Com presença dos alunos da Escola de Vela, velejadores das flotilhas de Optimist e Vela Jovem, professores, membros da Comodoria e colaboradores, a quarta edição do Projeto Praia Limpa abriu as atividades na Sede Oceânica e um final de semana marcado ainda por boas disputas dentro d’água e muita descontração fora dela.

No sábado, apesar do pouco vento, as regatas já começaram de forma diferente. Horas antes todos trocaram as velas e barcos por luvas e sacos de lixo para promover mais uma ação ambiental. A missão era simples: fazer um mutirão de limpeza em extensão de faixa de areia compreendida entre o rio das Ostras e o Sovaco das Cobras, o entorno do clube. Ao final, as crianças perceberam o quão importante é estarem envolvidas com o Meio Ambiente, pois muito lixo foi encontrado ao longo do caminho, especialmente bitucas de cigarro e objetos plásticos.

Renovação: essa é a palavra para melhor definir o momento vivido dentro d´água pelo clube, especialmente nas classes que reúnem os atletas mais novos. A começar pela Flotilha de Optimist que após um belíssimo trabalho realizado com alunos da Escola de Vela recebeu uma nova leva de atletas. Com raia cheia as disputas ficaram ainda mais bonitas e emocionantes.

Na Optimist Estreante, Davi Neves levou mais uma etapa da Copa Veleiros de Monotipos com 6 pontos perdidos ao término das quatro regatas realizadas ao longo do final de semana. Pedro Nunes e Luiza Canela completaram o pódio da classe, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Entre os Veteranos, os irmãos Fernando e Guilherme Menezes disputaram o título até o último dia com vantagem para Fernando, campeão com 6 pontos perdidos, seguido de seu irmão. Sofia Rocha de Faria completou o pódio na terceira posição.

Irmã de Sofia, Isabela Rocha é uma das atletas formadas na flotilha de Optimist do ICSC e que agora veleja em outras classes. Neste final de semana ela mostrou que a base foi bem feita e ao lado de Matheus Dellagnelo conquistou a vitória na classe Snipe. Campeão Mundial e Pan-Americano, Matheus está de olho em uma das vagas para o Pan-Americano de Lima em 2019 e tem passado bem os ensinamentos para a jovem velejadora.

A dupla conquistou o título com três vitórias em quatro regatas disputadas, terminando à frente dos irmãos Michel Durieux e Guilherme Durieux e Daniel Matos e Flávio Lopes, duas duplas formadas na base do clube. Michel, Daniel e Flávio fazem parte de uma geração que já veleja há mais tempo de Snipe, enquanto Guilherme dá os primeiros passos na classe após os bons resultados no Optimist.

Assim como Guilherme Durieux, José Irineu e Guilherme Berenhauser também se destacaram no Optimist e hoje fazem parte da flotilha de Vela Jovem do ICSC. O trio integrou a seleção brasileira em algumas oportunidades na classe Optimist e agora buscam firmar-se nas classes seguintes. E a dupla fez bonito neste final de semana, com José vencendo a classe Laser Radial com vitórias em todas as regatas disputadas. Guilherme Berenhauser ficou na segunda posição com Nalton Coelho em terceiro.

No Laser Standard, Luciano de Oliveira levou o título terminando à frente de Anderson Candemil e Edmundo Grisard, segundo e terceiro, respectivamente. No 420 a dupla Tiago da Silva e Gean da Cruz confirmou o título da etapa, mesma situação de Rafael Cunha na Prancha a Vela.

A Copa Veleiros de Monotipos conta com o apoio Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro