Aviso de Regatas 

Resultado final

Danilo Caboclo

As condições de vento nas primeiras horas do sábado não eram animadoras, mas foi só o vento sul apertar para fazer a alegria dos velejadores do Iate Clube de Santa Catarina. Como sempre, Jurerê mostrou que é um local privilegiado e a sexta etapa da Copa Veleiros de Monotipos foi um sucesso, com ótimas regatas e excelente presença da flotilha de monotipos.

No total quatro regatas foram realizadas, sendo duas em cada dia, e o destaque desse final de semana ficou por conta da ótima presença dos velejadores da classe Snipe, a mais numerosa do final de semana. E como era de se esperar o título da etapa foi decidido no detalhe. Daniel Matos e Flávio Lopes somaram oito pontos e levaram o primeiro lugar com apenas um ponto de diferença para Matheus Dellagnelo e João Gerônimo. Felipe Linhares e Alexandre Niederauer terminaram em 3º.

O resultado mostra um grande equilíbrio, além da força da flotilha do ICSC na classe. Daniel Matos vem de um quarto lugar no mundial Junior e segue conquistando bons resultados nas competições do clube. Já Matheus Dellagnelo estreia na classe após ano velejando de Laser. “Estou tomando uma surra ainda das regulagens, mas gostando muito de velejar de Snipe. A classe é muito bacana e as regatas da Copa Veleiros de Monotipos são excelentes para gente regular bem o barco, testar o velejo e se preparar para as competições foram do clube”, explica Matheus.

Entre os Optimists mais uma bela etapa, especialmente para a flotilha de Estreantes, com onze barcos na água. Davi Neves levou a melhor, à frente de Brenda Furlin e Felipe Costa. Já entre os Veteranos Fernando Menezes foi o campeão seguido por Sofia Rocha e Guilherme Menezes.

Na Laser Radial vitória para Alex Veeren com cinco pontos perdidos. Vice-campeão da etapa, José Irineu conquistou um importante resultado, mostrando que está no caminho certo em sua transição do Optimist para a nova classe. Pertencente ao grupo de Vela Jovem do ICSC, José é um dos exemplos de que o bom investimento feito pelo clube na vela de base tem gerado bons frutos. Em terceiro lugar ficou Alexandre Filho.

Na Laser Standard Luciano Oliveira foi o grande campeão com Paulo Schaefer e Henrique Grisard completando o pódio. No Dingue Thiago Moreira e Rodrigo dos Santos levaram o título.

“Foi um final de semana excelente e com boas regatas. Mais uma vez tivemos uma ótima presença dos velejadores, especialmente da classe Snipe com quinze barcos na água, presença das famílias e ótima participação dos velejadores mais novos”, disse o Comodoro Alexandre de Carlos Back.

A sexta etapa da Copa Veleiros de Monotipos faz parte do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – CALENDÁRIO NÁUTICO 2017- Cidade de Florianópolis – ANO 2 – Nº SLIE: 1611180-03- Processo nº 58000.006673/2016-29, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro