Resultado final

Danilo Caboclo

A Copa Flotilha teve início nesse sábado com a realização da Regata Solitário na Baía Sul.  Sete embarcações da flotilha oceânica do Iate Clube de Santa Catarina marcaram presença na etapa de abertura do torneio e contaram com vento sul de 8 a 18 nós durante o percurso 14,4 milhas náuticas. Com largada às 12h, os velejadores solitários navegaram sentido Coqueiros, passando pela Ilha do Largo e retorno a Coqueiros antes de cruzar a linha de chegada em frente à Sede Central.

Próximo do horário de início o vento apertou na Baía Sul chegando a 18 nós nas rajadas. Dessa forma os barcos velejaram de través até a primeira parte do percurso em Coqueiros. Pelo terceiro ano consecutivo o C30 Corta Vento foi o Fita Azul completando a regata próximo às 14h50.

“Eu gosto bastante do formato da Copa Flotilha. A gente busca prestigiar todas as regatas do Clube seja eu ou meu filho (Daniel Mattos) comandando o barco. Estaremos na Regata Ele e Ela”, disse Carlos Augusto de Mattos, comandante da embarcação. “Velejar sozinho é diferente uma vez que com tripulação acaba sendo mais fácil. É interessante alternar as formas de velejar”, explica.

Entre os veleiros da classe RGS seis embarcações disputaram a regata e o vencedor foi o Zimbrox, que após o tempo corrigido ficou pouco menos de um minuto à frente do Xamego. Açores III, Klympp e Mãe D´Água vieram na sequencia.

“Eu tenho velejado sozinho nas últimas regatas então estou mais acostumado. Velejar solitário te faz antever alguns movimentos, é preciso analisar com calma o que vai ser feito lá na frente”, comentou o comandante Ernesto Seibert, do veleiro Zimbrox

A Regata Solitário faz parte do Projeto CALENDÁRIO NÁUTICO 2017- Cidade de Florianópolis – ANO 2 – Nº SLIE: 1611180-03- Processo nº 58000.006673/2016-29, e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro