Resultado final

Danilo Caboclo

Mais uma vez contrariando as previsões, o final de semana foi de céu limpo e bons ventos em Florianópolis e o clima animou os velejadores que comparecerem em peso à Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, para as disputas da sétima etapa da Copa Veleiros de Monotipos. Com a raia cheia, as disputas dentro d´água foram bem equilibradas.

Destaque para a classe Optimist Veterano, que nesse final de semana contou com 18 velejadores na flotilha, incluindo atletas do Rio Grande do Sul. Bastante regular nas cinco regatas, Lucas Romanovski (ICSC) venceu duas vezes e com apenas sete pontos perdidos foi o campeão da etapa. Logo atrás, também do ICSC, veio Jose Irineu, com 12pp, enquanto a terceira posição ficou com o gaúcho Lucas Stolf (Veleiros do Sul) com 13pp.

Entre as meninas Isabela Rocha foi a vencedora na categoria, seguida por Sofia Rocha e Clara Meyer Cardoso, todas representando o Iate Clube de Santa Catarina. Na classe Optimist Estreante, Maria Sambatti foi a vencedora da etapa, com Brenda Furlin em segundo e Olivia Halla em terceiro.

A Classe Snipe mais uma vez se destacou pelo alto nível das regatas e pelo bom número de embarcações participantes, 11. Depois de começarem o final de semana com 3º e 4º lugares no somatório, a dupla Felipe Linhares e Samer Kayali venceu as três regatas seguintes para confirmar o título da competição, com apenas seis pontos perdidos. Alex Juk e Guilherme Takaese ficaram na segunda posição e o pódio foi completo por Daniel Matos e Michel Durieux.

No Dingue, Leone Martins e Pedro Martins foram os vencedores enquanto na Prancha a Vela Alexandre Neves venceu as duas regatas em disputa para confirmar o título da etapa, seguido por Rafael Cunha.

Encerrando a programação do final de semana, a Classe Laser reuniu oito velejadores nesse final de semana. Além da Copa Veleiros de Monotipos, a etapa desse sábado e domingo contou também como o último evento do estadual de Laser. Fábio Ramos e Nalton Coelho travaram um belo duelo na Laser Radial, com vitória para Fábio por apenas um ponto de vantagem. No somatório final de todos os eventos, Nalton, do LIC, acabou levando a melhor e comemorando o título estadual, com Fábio Ramos em segundo e Pedro Paulo (LIC) em 3º.

Entre os Lasers Standard um cenário bem parecido com a Radial. Nesse final de semana Alex Veeren dominou as regatas e foi o vencedor da etapa com Edmundo Grisard em segundo e Paulo Schaefer em terceiro. Porém, na soma geral das etapas a ordem se inverteu e Edmundo foi o campeão estadual, com Alex em segundo e Paulo em 3º. Completando a competição, Lucas Michalak, do JIC, conquistou a etapa e o estadual de Laser 4.7 com um excelente desempenho nesse final de semana vencendo todas as regatas. Gustavo Souza, também do JIC, foi o vice-campeão da etapa e terceiro colocado no estadual, enquanto Pedro Buso foi o 3º na Copa Veleiros de Monotipos e vice-campeão catarinense.