7ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos 2015

4ª Etapa Campeonato Catarinense de Optimist 2015

2ª Etapa Campeonato Catarinense de Laser 2015

2ª Etapa Campeonato Catarinense de Snipe 2015

Campeonato Catarinense de Prancha a Vela

 

IATE CLUBE DE SANTA CATARINA – VELEIROS DA ILHA

FEDERAÇÃO DE IATISMO DE SANTA CATARINA

28 e 29 de novembro de 2015

 

AVISO DE REGATAS

 

  1. REGRAS: A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata à Vela da ISAF 2013- 2016.

1.1 Na classe Optimist os barcos com intenção de protestar devem informar à CR qual barco está protestando imediatamente após chegar.

  1. CLASSES: Optimist (Estreante e Veterano), Laser (Standard, Radial e 4.7), Snipe, 420, 470, Dingue, Byte, Prancha a Vela, Hobie Cat 16, Tornado e A-Cat.
  1. INSCRIÇÕES: Não haverá taxa de inscrição. O preenchimento da ficha de inscrição e a concordância com o termo de isenção de responsabilidade na secretaria são obrigatórios, devendo constar o numeral do barco.

3.1. ISENÇÃO DE RESPOSABILIDADE: Os competidores participam da regata a seu próprio risco, considere a regra 4, Decisão de Competir. A autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos matérias, físicos ou morte relacionados diretamente com série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.

  1. LOCAL: Iate Clube de Santa Catarina – Sede Central – Centro (José Mendes) 
  1. PROGRAMAÇÃO:
28/11/15 (sábado) 09h até 12h12h Inscrições ObrigatóriasInício sinalização de partida para três regatas.Confraternização
29/11/15 (domingo) 12h Início sinalização de partida para três regatas (Snipe) Início sinalização de partida para duas regatas (Demais classes)Confraternização e Premiação. 

4.1 Não será dado nenhum sinal de atenção após as 15h do dia 29/11, domingo.  Um barco que não parta até decorridos 4 minutos de seu sinal de partida será considerado DNS sem audiência.  O limite de tempo para o primeiro colocado de cada classe navegar o percurso será de 90 minutos, sendo de 15 minutos após o primeiro colocado o prazo para barcos daquela classe chegarem.

  1. PERCURSOS E ORDEM DE LARGADA: O percurso deverá ser fixado no quadro de avisos até às 12h de sábado e a ordem de partida será informada em quadro na embarcação principal da CR até o sinal de atenção da respectiva regata.
  1. PONTUAÇÃO: O evento prevê um total de seis regatas para a classe Snipe e cinco regatas para as demais classes, havendo o descarte do pior resultado para o cálculo da pontuação final se realizadas cinco regatas.

8.   PREMIAÇÃO: Troféus ou medalhas para 1°, 2º e 3º lugares de cada classe.

9.         PROTESTOS: O prazo de protestos será de uma hora contada a partir da chegada da embarcação da CR ao clube após as regatas do dia.  Hora e local das audiências serão informados aos envolvidos pela Secretaria de Eventos Náuticos do ICSC (48) 3225-7799.

Resultado final

Danilo Caboclo

Após muitos anos, as regatas de monotipos do Iate Clube de Santa Catarina retornaram a Baía Sul para o encerramento da Copa Veleiros 2015 e as condições para os dois dias de competição não poderiam ser melhores. O sábado de vento nordeste e o domingo de vento sudeste privilegiaram os velejadores em um final de semana perfeito.

Com alto nível técnico devido as disputas do estadual, a Sede Central do Veleiros da Ilha recebeu competidores não só da flotilha do clube, mas também de Criciúma, Joinville, Itajaí e do Lagoa Iate Clube. No sábado foram disputadas três regatas em condições de vento nordeste variando de 12 a 15 nós, enquanto no domingo, o vento sudeste soprou forte entre 15 e 20 nós.

Na Optimist Veterano o grande campeão da etapa foi o velejador Guilherme Durieux, seguido por Samer Kayali e Thiago Canto. Guilherme teve um final de semana inspirado com três vitórias em cinco regatas. Entre as meninas, Valentina Pulice foi a campeã, seguida por Maria Luiza Silva.

A categoria Optimist Estreante teve apenas três regatas devido aos fortes ventos de domingo, contando a pontuação de sábado. Gabriel Oliveira comemorou o título da etapa, com Isabela de Faria em segundo e Alessandro Macedo em 3º.

Com vinte velejadores na flotilha, a classe Snipe merece grande destaque neste final de semana. Com regatas técnicas e alto nível de competitividade, os velejadores deram um verdadeiro espetáculo. Mario Tinoco e Alexandre Muto venceram três das cinco regatas vencendo o campeonato. Alex Juk e Piero Furlan vieram na segunda posição e Felipe Linhares e Tina Boabaid em 3º.

Com regatas apenas no sábado, a classe Dingue teve Fábio Ramos e David Ventura como vencedores, Giancarlo e Vicenzo Canalli terminaram na segunda posição e Marcelo Pizzolo e Newton Rampow. Nalton Coelho venceu na Laser Radial, seguido por Pedro Paulo Gaspar. Já no Laser 4.7, Eduardo Cleiton terminou em 1º, Lucas Michalak em 2º e Beatriz Karcing em 3º. Encerrando a competição, a Prancha a Vela teve Carlos Guilherme foi o campeão. Claudio Vendramini ficou em segundo e Ronnie Joerich e Alexandre Vasconcellos dividiram a terceira posição.