4ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos 2015

IATE CLUBE DE SANTA CATARINA – VELEIROS DA ILHA

19 e 20 de Setembro de 2015

1º AVISO DE REGATAS

  1. REGRAS: A regata será regida pelas regras, tais como definidas nas Regras de Regata à Vela da ISAF 2013- 2016.

1.1 Na classe Optimist os barcos com intenção de protestar devem informar à CR qual barco está protestando imediatamente após chegar.

1.2 Quando a bandeira RECON é mostrada em terra, substitui-se “um minuto” por “não antes de decorridos quarenta e cinco minutos” no sinal de regatas RECON.

  1. CLASSES: Optimist (Estreante e Veterano), Laser (Standard, Radial e 4.7), Snipe, 420, 470, Dingue, Byte, Prancha a Vela, Hobie Cat 16, Tornado, A-Cat e 49er.
  2. INSCRIÇÕES: Não haverá taxa de inscrição. O preenchimento da ficha de inscrição e a concordância com o termo de isenção de responsabilidade na secretaria é obrigatório.

3.1. ISENÇÃO DE RESPOSABILIDADE: Os competidores participam da regata a seu próprio risco, considere a regra 4, Decisão de Competir. A autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos matérias, físicos ou morte relacionados diretamente com série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.

  1. LOCAL: Iate Clube de Santa Catarina – Sede Oceânica – Jurerê
  2. PROGRAMAÇÃO:

19/09/15 (sábado) 09h até 11h – Inscrições Obrigatórias

12h – Inicio sinalização de partida para três regatas.

Confraternização

20/09/15(domingo) 09h até 11h – Inscrições Obrigatórias

12h – Inicio sinalização de partida para duas regatas.

Premiação.

5.1 Não será dado nenhum sinal de atenção após as 15h do dia 20/09, domingo. Um barco que não parta até decorridos 4 minutos de seu sinal de partida será considerado DNS sem audiência. O limite de tempo para o primeiro colocado de cada classe navegar o percurso será de 90 minutos, sendo de 15 minutos após o primeiro colocado, o prazo para barcos daquela classe chegarem.

  1. PERCURSOS E ORDEM DE LARGADA: Será fixado no quadro de avisos até às 11h de sábado e a ordem de partida será informada em quadro na embarcação principal da CR até o sinal de atenção da respectiva regata.
  2. PONTUAÇÃO: Para a 4ª Etapa da Copa Veleiros de Monotipos, teremos um total de cinco regatas, havendo o descarte do pior resultado para o cálculo da pontuação final se realizadas todas as regatas.
  3. PREMIAÇÃO – 4ª Etapa Copa Veleiros de Monotipos

Troféus ou medalhas para 1°, 2º e 3º lugares de cada classe.

  1. PROTESTOS: O prazo de protestos será de uma hora contada a partir da chegada da embarcação da CR ao clube após as regatas do dia. Hora e local das audiências serão informados aos envolvidos pela Secretaria de Eventos Náuticos do ICSC (48) 3225-7799.

Resultado final

Danilo Caboclo

O final de semana reuniu sessenta velejadores e quase cinquenta embarcações para as disputas da quarta etapa da Copa Veleiros de Monotipos, em Jurerê. Após o sábado com vento nordeste de seis a nove nós, o domingo amanheceu com calmaria e sem condições de competição. Com isso, as duas regatas do primeiro dia definiram os vencedores do evento realizado pelo Iate Clube de Santa Catarina.

Com 14 velejadores a classe Optimist Estreante contou com maior número de atletas reunindo velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, Associação Náutica de Itajaí e Lagoa Iate Clube. Os três primeiros lugares ficaram com os atletas do ICSC. Lucas Romanoviski foi o grande campeão com cinco pontos perdidos, seguido por Ian Fonseca, com 10 pontos perdidos, e Bernardo Costa, com 13 pontos perdidos. Entre as meninas, a atleta de Itajaí Raissa Ribeiro foi a campeã, com Luiza Deboni e Isadora Peres, ambas do ICSC, na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Na Optimst Veterano, Guilherme Berenhauser venceu as duas regatas no sábado e conquistou o campeonato. Thiago Canto foi o vice-campeão e José Irineu terminou em 3º lugar. Valentina Pulice foi a grande campeã entre as meninas, com Maria Luiza da Cruz Silva em segundo lugar.

Na Classe Laser Radial, o velejador Alex Veeren também somou duas vitórias nas regatas de sábado e ficou com a primeira posição na classificação geral. As irmãs Maria Cristina Boabaid, vice-campeã, e Maria Carolina Boabaid, terceira colocada, completaram o pódio. Já na Laser Standard, o atleta de Porto Belo, Benno Volrath conquistou o título, seguido por Edmundo Grisard.

Após as disputas do Sul Brasileiro de Snipe, os velejadores da flotilha do ICSC seguiram em bom ritmo de competição com nove duplas comparecendo ao evento. Andre Servaes e Amanda Arcari venceram as duas regatas terminando em primeiro lugar. Os vice-campeões do Sul Brasileiro, Felipe Linhares e Eduardo Beirão, terminaram com a segunda posição e Leonardo Back e Arthur Back completaram o pódio.

Destaque também para a Classe Dingue, que contou com quatro duplas. Eduardo Fernandes e Marcelo Garcia, do Lagoa Iate Clube, foram os vencedores da etapa. Fabio Ramos e David Ventura, do ICSC, ficaram em segundo e Giancarlo Canali e Vicenzo Canali, também do LIC, terminaram na terceira posição.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Monotipos acontece nos dias 17 e 18 de outubro.